Amigo, trabalho em um banco — não na área de TI, mas de atendimento ao público. Gostaria de esclarecer algumas coisas.
Sim, modernizar a interface dos ATMs é necessário. Mas é extremamente desafiador — muito, muito desafiador mesmo. E sempre que há qualquer alteração no layout o suporte sofre.
Antes de continuar falando especificamente da interface dos ATMs, gostaria de contar uma história. Uma vez o pessoal que desenvolve o app resolveu retirar os labels da BottomNavigationBar e deixar só os ícones. O suporte e a rede sofreram para atender os clientes. O que antes era "Toca em perfil" virou "Toca na carinha", "Toca na pessoinha", "Toca no bonequinho", etc — decisões erradas, apenas modernizar por modernizar.
Voltando aos ATMs — uma vez resolveram que a disposição dos menus deveriam ser personalizados de acordo com o usuário. Resultado: suporte e rede sofreram com a falta de padrão — foi um verdadeiro inferno para atender e entender os clientes e os funcionários do auto atendimento passaram a demorar o dobro do tempo para ajudar em tarefas simples/mecânicas.
E sim, também já testaram uma tela totalmente reformulada para touch (sem utilizar menus e aqueles botões físicos laterais), o que também foi desastroso para o suporte — sem contar que houve um êxodo de usuários desistindo de utilzar o ATM e procurando o atendimento presencial. De todas as "modernizações", esta foi a pior e a que a rede mais comemorou quando retiraram.
Enfim, existem sim iniciativas de modernização da interface dos ATMs dentro dos bancos, mas qualquer pequena alteração tem consequências em cascata e, sob diversos aspectos, a interface "arcaica" é, na prática, de simples entendimento para o usuário (intuitiva?), fácil de fornecer suporte e ágil para realização de tarefas mecânicas.