Executando verificação de segurança...
4

Emoji nos seus Commits

Fala, turma! 👋 Recentemente, eu estava com um probleminha relacionado a como aplicar emojis nos meus commits sem ter que memorizar cada código de emoji correspondente, como :sparkles:, :lipstick:, entre outros.

E se você, que usa o terminal para fazer seus commits, também sentiu dificuldade em aplicar todos os conceitos do conventional commits, tenho uma solução bem interessante que acabei criando com a ajuda do ChatGPT (sim, com a ajuda do nosso amigo GPT que me tirou desse problema).

Ideia e Solução

A sacada foi criar um script que detecta quando estou fazendo um git commit -m "<tipo:> <mensagem>" e, a partir daí, adiciona o emoji correspondente de forma automática!

Então, comecei pesquisando sobre como criar um alias para o .bashrc, que de antemão era o único meio que eu conhecia para fazer algum tipo de script no bash.

Depois, fui atrás de métodos para, pelo menos, listar quais emojis e tipos de commit eram comumente usados, para finalmente criar uma lista que me ajudasse a melhorar a qualidade dos meus commits.

Com isso em mãos, criei o script com a ajuda do ChatGPT para turbinar a funcionalidade geral, e o resultado final foi este aqui:

Exemplo de funcionamento do Script

Então, se você quer ver como isso funciona na prática e testar na sua máquina, dá um confere no link do projeto abaixo. 🚀

Carregando publicação patrocinada...
2
1

Muito legal, Katsudouki. Lembro-me de ter visto um ou outro script como esse antes de ter a ideia de apenas fazer da forma que se encontrou o meu atual. Porém, a ideia era minimizar a quantidade de passos sem ter de escolher. Mas, essa sua alternativa é extremamente superior ao ponto de poder personalizar com mais facilidade.

De toda forma, obrigado pelo comentário e gostei desta alternativa! Isso me abre a porta para uma possível alteração no script para tentar melhorá-lo.

1

Gostei da ideia. Posso até contribuir. Emonjis são memoráveis e curtos. Facilitando assim ao digitar, em vez do comando tradicional.

Observação: Use #!/usr/bin/env bash. Pois é específico para usar o Shell Bash. Do contrário em algumas máquinas o comportamento pode ser usado outro tipo de Shell, como Shell Dash.

1
-2
1

Bem, samhk222, a ideia é deixar mais organizado possível visualmente e ajudar quem tem dificuldades em criar o próprio commit. Além disso, há quem goste de manter algum nível de "beleza" em seu trabalho.

Esta é apenas uma possível solução. Mas gostaria de entender seu ponto. Explica aí!

1
-4
-5