Treinar codigos afeta o aprendizado?
### Bom dia, meu povo! Como vão?
Atualmente, estudo programação há algum tempo, mais especificamente há uns 4 meses. Porém, já estudei no passado, utilizando apenas o PHP, mas não fui muito longe. Não cheguei nem a estudar banco de dados e acreditava que deveria ficar apenas na parte fundamental do código, o que me deixou travado por um bom tempo. Por isso, acabei desistindo. Isso aconteceu há cerca de 3 anos.
Agora, voltei a estudar e dessa vez fiz certo. Comecei pelo front-end e absorvi o máximo de JavaScript que pude, até porque meu foco atualmente não é o front, mas sim o desenvolvimento full-stack. Eu sei que o front-end faz parte do processo, mas acho mais vantajoso aprender logo o back-end e, assim, começar a criar projetos maiores que envolvem ambos os lados. Dessa maneira, consigo praticar tudo ao mesmo tempo e de forma mais produtiva.
Agora, sobre minha dúvida:
O que está acontecendo?
Acredito que estou passando por uma fase normal nos estudos dessa profissão, que seria a falta de eficiência em criar as coisas, falta de criatividade e dificuldade em aplicar a teoria que já entendo. Apesar de ter a teoria bem consolidada na cabeça, ainda me sinto travado em alguns pontos.
Foi então que encontrei dois vídeos do Fábio Akita, nos quais ele menciona a importância de "treinar o código". Mas o que ele quer dizer com isso? Segundo ele, a ideia é pegar um código do GitHub e ficar reaplicando esse código sem um objetivo específico. Ou seja, não é simplesmente copiar e colar, mas sim reescrever o código. Ele afirma que isso ajuda a desenvolver memória muscular e que, com o tempo, você começa a conectar as coisas de maneira mais fluida, o que facilita o aprendizado.
No entanto, sou uma pessoa que precisa encaixar as coisas no meu dia a dia para que realmente funcione. Fiquei pensando sobre como aplicar isso de forma eficiente, e se isso poderia afetar meu aprendizado, já que existe o risco de começar a copiar as coisas sem realmente entender. E, nesse caso, o preço disso seria alto.
Por isso, estou pedindo ajuda aos seniores da programação, àqueles que já estão há muitos anos na área e com certeza já passaram por muitas situações semelhantes. Gostaria de ouvir a opinião de quem tem mais experiência e se essa pratica realmente é eficaz para o aprendizado. Afinal, estou um pouco travado e, mesmo conseguindo criar algumas coisas com JavaScript, estou com dificuldades de ter criatividade para avançar mais.
Não estou dizendo que o Fábio Akita não sabe o que fala, só gostaria de uma orientação mais detalhada sobre essa ideia de treinar o código, especialmente de quem já tem mais tempo de experiência na área.