Executando verificação de segurança...
1

Concordo e discordo

Sim, ter uma base sólida, com certeza, vai te ajudar em tudo o que você for estudar. Vou me referir apenas à programação, pois é o único tema que estudo e me interesso, não vou abranger outros assuntos porque não vejo necessidade e, sinceramente, não me importo com o resto.

Enfim, não preciso levar a um nível científico para acreditar que a maioria dos problemas dos iniciantes estão, de fato, em criar seu primeiro projeto. Afinal, não sai nada de uma cabeça vazia. Não adianta forçar isso e querer ser algo que você não é, no caso, um gênio. Então, acredito que relatos simples são uma prova de que esse ponto é um grande obstáculo.

Eu estudei PHP por quase 8 meses e só ficava nos fundamentos, nem saía para aprender métodos e funções da própria linguagem. Eu não sabia o que fazer, e meu curso foi caro... Então, não adianta ter base se você não criou referências e criatividade para aplicar essa base. Por isso, seria muito importante que os professores falassem sobre o segredo: o ato de copiar projetos com o intuito de aprender o fluxo e entender também como ler o código dos outros. E não estou me referindo a Ctrl + C e Ctrl + V, mas a realmente reescrever o código. Isso vai te ensinar muita coisa. Uma delas é aprender a dividir o código para entendê-lo e também a resolver algo complexo por partes, algo que você não aprende apenas com uma base forte.

Entenda, aprender também é copiar algo e melhorar. Ninguém cria algo do zero sozinho. Não existe isso. As pessoas copiam e depois melhoram. Não sei quantos anos você tem, mas todo livro sempre tem exemplos, e copiá-los também ajuda a progredir.

Todo projeto que eu copiei, consegui melhorá-lo no final. Hoje, tenho várias referências, como o uso de condicionais em determinadas situações, e por aí vai. Tudo isso pegando aquele projeto complexo, adicionando melhorias e, depois, criando algo para mim com minhas próprias ideias.

Acredito que o verdadeiro aprendizado se chama "se vira". Não há um guia definitivo, não adianta insistir nisso. Eu tenho colegas que têm cadernos com códigos prontos. Por um lado, tenho pessoas próximas que mal programam, usam IA, e estão lá ganhando dinheiro, enquanto quem nem está na área fica criticando. No final, só importa o resultado. Hoje em dia, tem muito ego, tem muita arrogância em dizer que faz tal coisa sozinho ou que tem tal pontuação no CodeWars. Cara, o que importa é ganhar dinheiro. Isso é a realização da pessoa. Então, assim, não tenho mais essas correntes. Infelizmente, o mundo é dos espertos, e muitas vezes eles são burros também. Fazer o quê?

Carregando publicação patrocinada...
1

Um dos segredos para aplicar bem a metodologia que você propôs é justamente não aceitar crenças, é manter a mente aberta, caso contrário está fazendo adestramento e não aprendizado.

Eu só queria deixar claro para as pessoas que querem aprender, eu sei que não serve para "quem quer ganhar dinheiro".