A velha lógica de programação e seus tormentos
Sinceramente, ando me perguntando se estou passando por uma crise de burrice crônica ao estudar lógica.
Então, estudo programação há alguns meses, especificamente JavaScript. Cheguei a estudar no passado e acabei parando, então tenho um pouco de familiaridade.
O que acontece é que, quanto mais eu aprendo, mais quero fazer, e quanto mais faço, menos sei sobre o que achava que sabia, kkk. Isso seria normal? Até que ponto podemos considerar que precisamos praticar mais e estudar? Esses dias me peguei comprando mais cursos na Udemy e correndo por cada um deles, e ainda com a sensação de que não adiantou, tudo isso porque tento fazer o que não sei. Às vezes penso que estou acelerando o que não precisa ser apressado e que, na verdade, deveria respeitar o tempo e o poder do progresso. Porém, é sufocante achar que estudou tanto e, na hora, não sabe nada.
Fiz alguns projetos pequenos com JS (nenhum sendo site com HTML e CSS com JS) e, mesmo assim, não sinto melhorias. Não sei se estou me cobrando demais. Claro, se comparar com dois meses atrás, mal sabia de nada, e hoje sei muito mais. Mas essa questão da lógica e a sensação de não saber nada é frustrante demais. Isso acontece com vocês? Fui refatorar um dos projetos porque aprendi a trocar o switch por um objeto em algumas situações, e cara, buguei legal. Fiquei 3 horas tentando e não consegui resolver. Só de noite consegui.
Meu objetivo é backend, mas sinto que preciso melhorar ainda mais minha lógica antes de seguir para essa área. Até porque, no JS, você vê tudo o que faz por causa do front-end, e isso motiva. Porém, ao olhar para um sistema com backend, não vi tanta lógica complicada (bom, olhando rápido, né kk). Acho que a minha questão é que estou focando demais em algoritmos e lógica pura, tipo, muito cálculo.