Resumo
Entrar na área é "facil", o problema é se manter nessa carreira.
Minha história
Bom, vamos lá, sou game dev "remunerado" a 5 anos e já desenvolvi jogos para XR, Simuladores, Serious Games e outros (e mais 9 anos não remunerados que foi quando eu comecei a fazer jogos no de RPG Maker XP).
Minha percepção do mercado
Sem duvidas é uma area que ainda está em bastante desenvolvimento no Brasil e ainda não é uma das mais faceis de ser remunerado, se você busca um emprego como programador hoje é mais facil entrar como software developer.
"Entrar" na área não é o problema já que hoje as Game Engines já facilitam muito o trabalho de ser solo dev e material sobre o tema é facilmente encontrado.
Se você quer "entrar" sendo contratado por alguma empresa, ai já se torna um pouco mais complicado mas não impossivel.
Visão geral
Muitas das pessoas tem a visão que quando forem entrar na área elas vão desenvolver aquele projeto dos sonhos, o jogo que elas gostam de jogar ou desenvolver o "GTA" Brasileiro o que em 99% das vezes não é verdade, já que o mercado de jogos no Brasil na minha percepção é muito mais voltado ao setor de Serious Games que é onde tem mais dinheiro disponivel e é menos arriscado.
O que aprender?
É obvio que isso varia de caso a caso mas num contexto geral o recomendado para um game dev generalista hoje é:
- C#
- GIT
- Unity
Essas são as ferramentas mais populares hoje em dia e que são recomendadas para um uso geral.
Menção honrosa:
- Godot
Lembrete importante: isso são FERRAMENTAS de uso geral e cada FERRAMENTA serve a um proposito.
Pense que para bater em um prego você pode usar uma chave de fenda mas vai ser muito mais facil se você usar um martelo
Dicas
Se você realmente gosta e quer tentar a carreira, recomendo buscar por Game Jams (Hackathons para jogos) como Ludum Dare, GMTK ou outras que você possa achar no Itch.io, chame alguns amigos da faculdade ou tente achar um grupo (sempre existe um meet para você conhecer pessoas e criar grupos). Isso vai te dar portfolio e uma boa bagagem quando for tentar um emprego na area.
Disclaimer
Tudo o que eu escrevi aqui é a minha percepção do mercado de jogos no Brasil e com toda certeza vai variar de pessoa para pessoa.