A Facilidade de Encontrar Bons Conteúdos e a Armadilha de Se Perder no Caminho
A Facilidade de Encontrar Bons Conteúdos e a Armadilha de Se Perder no Caminho
Quero começar dizendo que não, não é um problema ter bons conteúdos na internet. O que realmente atrapalha pessoas como eu, que demoraram a encontrar um caminho, é a forma como esse excesso de informações pode nos desviar da nossa jornada.
É claro que, com o aumento da tecnologia e do número de pessoas conectadas, a quantidade de informação só tende a crescer. E, nesse cenário, quem cria conteúdo precisa se destacar, o que geralmente é alcançado com boa qualidade. E isso, no final das contas, gera uma situação: muita informação de excelente quantidade.
Hoje em dia, é muito fácil encontrar pessoas oferecendo conteúdos excelentes, que nos ensinam desde o básico sobre qualquer tema. Com essa abundância de informações e qualidade, tudo parece atrativo. E é aqui que o problema começa: "O que devo escolher?". Muitas pessoas já compraram vários cursos e, depois de um tempo, abandonaram uns para seguir outros temas. Na área de programação, por exemplo, quando alguém produz um bom conteúdo, qualquer linguagem acaba se tornando interessante.
Você pega o exemplo do Fiasco, que produz um conteúdo bom e fala sobre Java, ou o professor Guanabara, que tem cursos de Java, JavaScript, PHP, entre outros, sempre demonstrados com uma boa qualidade. Com tanta opção, fica difícil decidir: O que devo começar: Java? PHP? JavaScript? front-end? back-end? qual linguagem seguir? E se for para um framework? Mas que caral... é esse tal de framework? Será que devo me aventurar em outras áreas? Olha que vídeo bom desse canal "JJ"! Será que devo começar com edição de vídeos? Ou ter um canal Dark? E esse Ícaro de Carvalho falando de tráfego pago e copyright, que encantador! Sigo isso? O QUE EU FAÇO?
E foi assim que me vi perdido, várias vezes. O que eu fiz? Parei de estudar por um tempo. Sim, fiquei duas semanas sem focar em nada. Durante esse período, assisti a todos esses vídeos incríveis, com conteúdos que me deixavam com vontade de ser TUDO, mas, no fundo, eu sabia que, se seguisse todos esses caminhos, acabaria não sendo NADA!!!.
A solução veio quando mudei minha forma de absorver esses conteúdos. Adotei uma nova ótica: comecei a anotar o que mais me chamava atenção, o que parecia mais adequado para mim, e então filtrei as pessoas que eu deveria seguir. Hoje, por exemplo, tenho um Instagram onde sigo apenas pessoas relacionadas à programação. "Mas você não segue pessoas de outras áreas?" Sim, mas são poucas, e não dou muita atenção a elas. Só olho de vez em quando, quando quero jogar a mente para uma outra coisa.
Aqui vai a dica que tenho para quem está passando pela mesma dificuldade:
Vasculhe, vasculhe e vasculhe sobre tudo! Anote os temas que mais te chamaram atenção e as pessoas que despertaram seu interesse nesses temas.
Explore a fundo os temas que mais te atraíram. Mas, ao fazer isso, foque no conteúdo das pessoas que você anotou no passo anterior. Acompanhe-as por um bom tempo. Nesse processo, você vai perceber que algum desses temas fará mais sentido para você, enquanto outros apenas te atraíram pela forma como foram apresentados.
Filtre e remova as distrações. Ajuste seus algoritmos nas redes sociais e plataformas como YouTube para se concentrar no seu tema escolhido. Remova as "atrações" que, de maneira traiçoeira, não vão te levar a lugar nenhum.
É isso! Essa é minha primeira vez escrevendo sobre algo assim, e espero que, de alguma forma, tenha ajudado alguém a encontrar seu caminho.