Como saber que as tasks do meu kanban de fato entregam valor?
Recentemente
Tenho trabalhado em diversos projetos que utilizam algum tipo de framework ágil para organizar e orquestrar as tarefas que estão sendo feitas.
Por conta disso, tenho estudado mais sobre Ágil e gestão de projetos, e gostaria de compartilhar uma das descobertas mais interessantes e úteis: histórias de usuário.
Para quem não sabe, histórias de usuário são a forma como chamamos os casos de uso, ou seja, as funcionalidades das nossas ferramentas, e então, colocamos ela em um kanban para podermos acompanhar todo o progresso.
A forma de escrever
Por isso a forma como escrevemos nossas histórias de usuário são importantes, porque elas medem o menor grau de sucesso de um projeto: uma história concluída após a outra, e se não conseguimos mensurar o que foi entregue, então, nada de fato foi entregue. Por isso, tenho adotado o seguinte modelo para escrever minhas histórias de usuário: Como ator que precisa daquela funcionalidade (usuário, administrador e etc) necessito descrição da funcionalidade como ( realizar login na plataforma) pois assim poderei função que aquela funcionalidade irá trazer (me autenticar na ferramenta) *, perfeito, agora, como podemos validar isso? Então, para essa funcionalidade, escrevemos um critério de aceite, que diz, em qual cenário a necessidade do usuário será atendida: Dado necessidade do usuário, deverá ser implementado descrever como deverá ser o login.
Conclusão
Escrever histórias desssa forma, de fato tem me ajudado muito a entender como gerenciar melhor minhas tarefas, deixo abaixo algumas referências para quem quer saber mais sobre o assunto:
Entendendo histórias INVEST
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