Parabéns pela iniciativa cara, de verdade. Seria ótimo se em outros lugares tivessem pessoas dispostas como você à devolver algo de bom ao lugar em que você foi criado.
Sobre o "caminho mais fácil", acho que não posso agregar muito, nunca participei de um projeto do tipo. Porém, sobre o ponto de "facilitar o aprendizado", acho que posso mencionar um dos problemas que notei com meus colegas logo nas minhas primeiras aulas de informática (eu já usava o computador, mas nem sabendo que existia esse mundo de desenvolvedores). O maior desafio pra quem não tem experiência ou não entende o mínimo de informática (ou melhor, o maior desafio pro tutor dessas pessoas) é manter o interesse do aluno no que você está fazendo. Eu lembro de meu professor mostrando pra gente algumas operações no CMD, e eu ficando maravilhado com aquilo e superinteressado, mas o resto da sala (salvando 1 ou 2) estavam tipo: "o que caralhos ele está fazendo, e onde que a gente vai chegar com isso?".
Minha dica é já deixar algo preparado, algo que com 1 ou 2 linhas de código por explicação, os alunos já consigam ver um resultado visível, um jogo em que eles possam mudar a cor do personagem ou de um objeto do game mexendo em uma propriedadezinha, a velocidade de movimento de algo, etc. Claro, isso aqui é só uma sugestão, então com certeza pode não funcionar pro seu público-alvo, mas acho que vale a pena tentar algo do tipo pra manter o pessoal interessado.