Executando verificação de segurança...
1

Tenho um Macbook Air M1 (8GB/256GB) que uso para desenvolvimento fullstack (Spring Boot e React, mas sem container) há dois anos e meio e essa máquina não me deixou na mão ainda... Os 8GB estão dando conta do recado e sinto o sistema bem fluido (embora, às vezes, use mais swap do que eu gostaria). Pelo preço que a Apple pede por 8GB adicional não vale a pena... Esse Pro M2 de R$ 8400 provavelmente é o de 13", ou seja, os mesmos 8GB/256GB, e ele simplesmente, não vale a pena. Quanto ao Air 2022, eu até pegaria pelo design e câmera (o processador em si, tem pouco ganho em relação ao M1).

Minha recomendação, pegue o Air M1 2020 (ou até o 2022), guarde esse dinheiro que iria gastar no Pro ou Air 2022 para no futuro, pegar um M3 ou M4 (pelos rumores, virão com memória base de 12GB, o que já é muito bom).

Quanto ao Macbook Air, me surpreendi com ele, construção bem sólida, bateria durável e bem silencioso (não tem ventoinha), muito diferente do barulhento Inspiron que eu tinha antes. Notebooks do mesmo patamar dele seria o XPS (custando bem mais que esses 6k aí) e o X1, mas com a desvantagem de usarem Windows (verá que para desenvolvimento, é muito melhor usar Unix-like).

Carregando publicação patrocinada...
1

Agradeço por compartilhar sua experiência e opinião! É ótimo saber que o MacBook Air M1 está atendendo bem suas necessidades de desenvolvimento.

Estou inclinada a seguir seu conselho e optar pelo MacBook Air M1 2020, principalmente porque noto que as diferenças entre os processadores M1 e M2 podem não ser tão significativas. Além de que a opção com 16GB de RAM torna o MacBook mais inacessível no Brasil, considerando os preços.

Sua descrição do M1 é muito encorajadora. Novamente, obrigada pela orientação!