Executando verificação de segurança...
5

Você é um programador?

Olá, muitas veze me peguei pensando nisso, com um tempo estudando e aprendendo coisas novas, e analizando pessoas, essa minha dúvida só aumentou exponencialmente! O que realmente é um programador? Com quanto tempo de estudo uma pessoa que não sabe nada pode abrir a boca e falar "Eu sou programador!", por isso trouxe uma pequena reflexão e gostaria de saber a opinão de vocês.

A final, o que é um programador? Se a gente der uma breve pesquisada no Google, podemos encontrar algumas definições no mínimo interessantes, por exemplo:

"Um profissional especializado no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de programas de computador".

"Programador, desenvolvedor, codificador ou engennheiro de software é alguém que escreve, desenvolve ou faz manuntenção de um software, ou alguém que desenvolve software para uso em computadores pessoais".

Mas a final o que é um programador?

Será que é só um cara que consegue usar a sintaxe de uma linguagem de programação qualquer para escrever um programa? Se sim, então um cara que escreve o código a baixo já pode ser considerado um programador?

print('Hello, World!')

Quanto de conhecimento é necessário?

  • Quando que é definido que uma pessoa é programadora ou não?

  • O quanto de conhecimento é necessário para uma pessoa ser considerado um programador?

  • Será que preciso saber a sintaxe completa de uma linguagem de programação, para ser de fato um programador?

    • Digamos que sim, Então uma pessoa que sabe bastante teoria, que só tirou notas boas na faculdade, ou curso, mas não tem a prática de codificar, nuca colocou um projeto "no ar", essa pessoa é ou não um programador?
  • Uma pessoa que assiste vários vídeos no YouTube, ou outra plataforma qualquer, essa pessoa sabe o básico do básico, consegue escrever alguns programas de terminal no máximo, entre tando, tudo de avançado que essa pessoa fez foi replicar de outra pessoa, essa pessoa seria um programador?

Hoje

Como podemos perceber, nos dias atuais não está claro que é ou não é programador de verdade, as empresas acabam até mesmo contratando profissionais de baixo nível para tentar suprir as necessidades. E para quem esta se interessando agora na área, acaba ficando perdido na grande bolha, que tomou conta das profissões de TI, onde as pessoas pregam que programar é fácil, mais aí é que está a questão, É fácil até quando?

Qual seu nível?

Será que você, já não é mais avançado do que pensa?
Talvez você seja avançado o suficiente para não comprar cursos básicos que te ensinam a mesma coisa sempre?
Até mesmo aqueles cursos que falam que vão te ensinar a programar em 1 mês.
Hoje em dia uma bolha gigante se formou ao redora da carreira de TI, e no centro dela está a profissão de programador. As pessoas não se preocupam mais com a inovação, tudo hoje é um grande ctrl+c ctrl+v

Como me tornar um programador?

Depende, digo isso, pois dependo do nível que você quer ser, se você não é nenhum gênio da programação. Então você quer ser programador bem meia boca, basta aprender o básico de uma linguagem, e ficar copiando e colando código de outras pessoas sem buscar entender como ele realmente funciona, sem buscar a teoria.

Se você que ser um programador, mas não quer fazer nível superior, coisa que não é necessário. Basta fazer um BootCamp ou algum curso rápido com projeto de conclusão, assim você consegue aprender não só a teoria de uma tecnologia, mas pôr em prática o que foi abordado.

Mas se você quer se tornar um cara que sabe MUITO, dês de a base, de como tudo começou, se você quer entender como computação em geral funciona, e como as linguagens de programação surgiram e para que surgiram, então eu te recomendo fortemente um curso de nível superior, em especial Ciência da Computação, Com esse curso você não ficara preso a uma linguagem, você tera a base para poder criar a sua própria linguagem!

Então o que é um programador?

Bom, seguindo a linha de pensamento, na minha humilde opinião um programador, é aquele cara que resolve problemas, a pessoa que consegue não só identificar um problema, mas também consegue resolver ele por algoritmos escrito em alguma linguagem. Independente do problema encontrado, seja ele pequeno ou grande, se você consegue resolver ele com programação, então você é um programador! O que pode definir seu nível de programador, é a dificuldade dos problemas que você consegue resolver, mas vale ressaltar que Existem muitos programadores com níveis de júnior recebendo salários de sênior

Se em meio uma sala de pessoas que não entende programação você é a única que sabe fazer um simples "Hello, World!". Para aquelas pessoas você é um programador, mas se te colocarem ao lado de Linus Torvalds, você vai se sentir muito inferior, então a pesar de existir níveis de programadores, não se prenda a isso! Você pode aprender mais a cada dia, mas isso só depende de você!

É muito importante ressaltar que você não é especial por ser um programador, você não vai conseguir resolver todos os problemas do mundo com programação. Mas você pode deixar o mundo melhor a cada dia com ela.

Ai eu te faço uma pergunta, você é um programador?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu estudei cerca de 1 ano e 6 meses pra entrar na área. No meu primeiro emprego, cai de paraquedas numa plataforma em produção desenvolvida em nocode. Me senti uma anta, não entendia nada, não conseguia nem criar um contador na tela e olha que era drag and drop.

Passou alguns meses, inventei de criar um blog em Next.js porque o que tinha dentro da plataforma, não suportava SEO. Hoje o projeto tá lá em produção, há cerca de 7 meses, com documentação e testes unitários. A virada de chave de se você é programador ou não, cai quando você mesmo tem que mostrar a alguém o seu trabalho e que problema ele resolve.

E muitas vezes não vai ser mastigadinho, constroi essa interface aqui desenhada no figma.. as vezes só cai uma bomba no teu colo e tu te vira pra arrumar, e acho que a diversão tá ai

1

As vezes tem dessas ai, houve um tempo que eu estava trabalhando como estagiário em uma empresa, eles me deram 1 mês para aprender AngularJS fui aprendendo e literalmente 1 mês depois os problemas que eles jogavam no meu colo era nível júnio/pleno eram 2 estágiarios e 1 programador pleno de lá. As tarefas eram basicamente divididas pra nos 3 kkkk passei muito perrengue muito estresse, mas aprendi bastante. Queria ter ficado mais tempo na empresa, mas tive que mudar de cidade, mas a vida tem dessas.

2

Sendo um programador profissional há mais de 20 anos, posso dizer, com propriedade, que se uma pessoa souber resolver problemas por meio de algoritmos computacionais, utilizando uma linguagem de programação, esta pessoa é, de fato, um programador, e conheço algumas destas pessoas com essa capacidade, mesmo que nunca tenham atuado profissionalmente na área de programação.

1

Considero que existem dois significados. Aquele que atua na área ou aquele que se utiliza de programação para outro fim qualquer. Existem contadores por exemplo que se utilizam de programação para facilitar o trabalho. Além disso existem os níveis de conhecimento a se considerar.

1

tenho que usar um exemplo , quando alguem é considerado medico é quando ele tem grande conhecimento na medicina com o programador n é diferente pra ser considerado programador deve de ter conhecimento em linguagens de programaçao.
oque quero dizer é que pra ser programador deve de ter pelo menos conhecimento em uma linguagen de programaçao.
mas a questao mais importante é vc estudar e evoluir com o tempo, é isso que eu tenho mais valor nas pessoas que programam , elas buscam conhecimento e isso que deve ser realmente importante

1

Eu concordo com você em partes, creio que um programador tem que ter no minimo sim conhecimento em alguma linguagem de programação, mas não só a teoria, a prática também é imprescindível. Já me deparei com muita gente que sabe a teoria, conhece a sintaxe de mais de 3 linguagens, mas não tem a prática de resolução de problemas, que muitas pessoas chamam de "Lógica de programação". Como você falou, é bastante importante melhorar a cada dia, evoluir a cada dia.

1

Posso dizer que sou programador/desenvolvedor sim, pois além de me considerarem assim, me pagarem por isso, eu também me reconheço assim, porque já coloquei muito projeto em produção. Mas isso não significa que eu seja o melhor programador que existe hoje, isso significa que sou um programador hoje melhor que eu programador de ontem. Ser programador é você resolver problemas, te pagarem por isso e você se sentir realizado com as suas soluções. Ser programador é viver código, mas mais ainda, é respirar solução!

2

Achei sensacional a forma que você descreveu:

Ser programador é viver o código, mas mais ainda, é respirar a solução!

Esse é um ponto inportante, muitas pessoas focam muito em aprender a linguagem, em aprender a sintaxe, a semântica, entretanto esquecem de pensar em soluções, soluções inovadoras, esquecem de estudar estrutura de dados e algoritmos, complexidade de algoritmos, entre outras coisas.
Como você falou, o importante é melhorar a cada dia e se sentir realizado com o que faz.

1
1

eu acredito que eu sou um programador, pois para mim um programador é aquele que não fica só copiando e colando código, mas aquele que tenta entender o que aquele código faz e como aperfeiçoar ele, aquele que ver os problemas da vida real, e pensa em como automatizar a resolução daquele problema, aquele que sempre tá em constante evolução, posos tá errado mais essa é a minha visão de como eu vejo um programador.

1

Cara, eu penso muito parecido com você, principalente quando se trata de pensar em formas de automatizar resoluções de um determinado problema, ou atividade. Eu sou a prova viva, já passei por algumas situações que se não fosse a programação para automatizar uma tarefa, eu teria ficado maluco... talvez um dia eu escreve um post falando sobre a situação, o que eu levei 1 dia e meio pra fazer, no final me ajudou muito. livrou horas e horas de serviço repetitivos.

1