O impacto das IAs generativas para Devs iniciantes e seus possíveis prejuízos.
Introdução.
O advento das inteligências artificias generativas ( IAGs ) tem provocado uma revolução no campo do desenvolvimento de software, oferecendo uma grande possibilidade de criar automaticamente código, texto e outros elementos criativos. Muito se fala dos seus benefícios, e suas diversas aplicações no mercado, mas será que alguém que está iniciando deve utilizar fervorosamente essas IAGs. ? No meu ponto de vista e de alguns pesquisadores, para desenvolvedores iniciantes essa tecnologia apresenta algumas vantagens mas também desafios significativos.
Minha opinião baseada em algumas pesquisas que fiz.
O uso excessivo de IAGs por desenvolvedores iniciantes pode levar uma dependência prejudicial. Eles podem perder a oportunidade de desenvolver habilidades lógicas, que são essenciais para resolver os problemas da área de computação em geral. A falta de falta de compreensão profunda das IAGs podem resultar em soluções superficiais e falta de originalidade em projetos em que as mesmas são utilizadas para desenvolver, e para o desenvolvedor iniciante, até mesmo para aqueles que já estão no mercado a pouco tempo, se torna difícil entender o que aproveitar dos resultados das IAGs. A final, não é o fato de que compila, que devemos utilizar. Além disso a privacidade dos dados utilizados pelas IAGs, também devem ser considerados.
Uma possível resolução.
Para mitigar esse problema é essencial que o desenvolvedor que está começando, utilizem o minimo possível e quando utilizar, que faça em concilio com o aprendizado tradicional. Isso envolve estabelecer um equilíbrio entre o uso de IAGs e o desenvolvimento de habilidades manuais.
As IAGs podem ser benéficas para os desenvolvedores iniciantes se usadas com sabedoria, pois seu uso excessivo pode resultar em dependência e falta de desenvolvimento lógico, para resolução das mais básicas tarefas do dia a dia de um programador, mas com o uso adequado podem aproveitar as vantagens da automação, assim como estarão preparados para enfrentar os desafios do desenvolvimento de software de maneira mais abrangente e eficaz.
E você, qual a sua opinião sobre?