Executando verificação de segurança...
1
Hanufu
4 min de leitura ·

Falando sobre IPs e Redes de computadores

Creio que não é novidade para ninguém aqui como as redes funcionam, provavelmente muitos aqui saberiam explicar, os tamanhos das redes e seus tipos, quais topologias mais usadas, suas vantagens e desvantagens, mas será que você sabe algo a mais que isso?

A grande maioria das pessoas a qual eu tenho contato param por aí mesmo, geralmente sabem o básico, o que é um IP, MAC... E para provar que para por aí, eu vou te fazer uma pergunta simples, sabemos que existem 2 padrões de crimpagem o T568A e o T568B que foi criado pela Associação Internacional de Telecomunicação (Telecommunication Industry Associarion - TIA), mas a pergunta é, Você sabe pq exitem esses dois peadões?

Estou aqui para tentar instigar vocês a pesquisarem mais, não se limitar apenas em programação, sei que é desconfortante estudar algo que a gente não tem afinidade.

Classes de IP

Como muitos sabem aqui, para uma máquina ser identificada, precisamos do IP dela ou o MAC, mas vamos focar apenas no IP. Será que podemos mudar o endereço da nossa máquina para qualquer intervalo do endereço?Não podemos! Existem um órgão internacional que regulamenta os IPs e protocolos.

Tabela com classes, Intervalos e suas respectivas máscaras de rede

Classe de EndereçamentoIntervalo 1º OctetoMáscara de Rede
Classe A1 - 126255.0.0.0
Classe B128 - 191255.255.0.0
Classe C192 - 233255.255.255.0
Classe D224 - 239-
Classe E240 - 255-

Para um endereço IP estar dentro da Classe A, deverá ter o primeiro octeto variando de 1 a 126 e a sua máscara de rede padrão deverá ser 255.0.0.0. Uma máscara de rede serve para separar a rede dos hosts.
As respectivas Classes D, E são diferentes das demais, por ser reservadas para o uso de Multicast (Casos em que queremos fazer a comunicação com somente alguns dispositivos que estão na nossa rede). Elas não são atribuídas para máquinas.

Mas quanto ao endereço 127.0.0.1?

Se pararmos para analisar a tabela anterior, podemos perceber que o endereço 127.0.0.1 ficou de fora dos intervalo. Então para que serve tal endereço?
O endereço 127.0.0.1 seria uma faixa de endereço reservada, esse seria um endereço ** interno ** da placa de rede para realizar testes e verificar se ele está de fato validando os protocolos TCP/IP. Este endereço também é conhecido como endereço de Loopback pois o sinal é enviado e recebido por ele mesmo, ou seja da máquina para a máquina.

IPs Privados

Nós vimos três classes de IPs utilizadas para o endereçamento das máquinas: Classes A, B e C. Dentro de cada um dos intervalos de IP, teremos faixas que são chamadas de privadas. Elas recebem esse nome porque só podem se comunicar na rede local, Não podem ser utilizados na comunicação da internet.

Na classe A temos a faixa de endereços que começam com 10.x.x.x não poderá se comunicar na internet. Já na classe B os endereços privados começarão com 172.16.x.x até 172.31.x.x e na Classe C os endereços privados começarão com 192.169.x.x

Tabela com faixas de endereço IPs privados e suas respectivas classes

Classe de EndereçamentoIntervalo Privado
Classe A10.x.x.x
Classe B172.16.x.x - 172.31.x.x
Classe C192.168.x.x

Conversão de IPs

Se você der um ipconfig ou ifconfig no Linux, você vai ver algo mais ou menos assim:

Adaptador Ethernet Ethernet:
Endereço IPv4. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.100.18
Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.100.1

Como podemos perceber nosso IP ele começa com 192.168 que está dentro da faixa de IPs Privados. Então como que nós conseguimos acessar a internet?

Por baixo dos panos o nosso "roteador", que na verdade é um AP, ele irá traduzir o IP privado em um IP publico, se você está se perguntando da onde vem esse IP publico, e como ver qual o seu.

O IP publico é o IP que a sua operadora de internet atribui a sua casa, quando contratamos o serviço de internet, eles nos fornecem um número de IP público. Se você acessar ai o site Meu IP, você irá conseguir ver teu IP publico.

Observe que efetivamente o roteador fez a tradução do endereço que aparecia no Prompt para o que vemos no Site. Esta tradução é feita por meio do método NAT (Network Address Translation).

Fim

Bom esse é o básico, e os algoritmos de conversão, ou de transporte, existem muitas coisas a serem estudadas, que além de te dar uma base forte você vai conseguir entender como as coisas funcionam de verdade. Nâo se prendam apenas a linguagem de programação, não existe só essa área para seguir no mercado, exitem outras que pagam tão bem quanto as vagas de programador, enfim estudem e aprendam...

Carregando publicação patrocinada...