Executando verificação de segurança...
6

Cara, vou deixar minha humilde opinião, o que NÃO compensa fazer hoje em dia na sua opinião?

Hoje se houve muito falar sobre, aprenda isso, aprenda aquilo, comece agora, etc... Mas tudo isso são nichos querendo ou não. Qual a área que você mais se identifica? Provavelmente por essa pergunta presumo que você tenha pouca ou não tenha experiência.

Se você não sabe o que você quer, mas quer um nível superior, então vou deixar aqui algumas das alternativas mais comuns.

  1. Ciência da Computação
  2. Engenharia de Software
  3. Engenharia da Computação
  4. Analise e Desenvolvimento de Sistema

Vou tentar te explicar de uma forma que fique fácil de entender e talvez tu consigas tomar alguma decisão sobre.

Ciência da Computação

Eu sou suspeito a falar desse curso, kkk até pq estou me formando nele.

Geralmente é um curso mais de exatas, voltado a base, ou seja, se você quer aprender a base da base da base, então esse é o curso ideal pra ti, tu vai aprender desde o que é um algoritmo, até a concepção de um sistema operacional, tem muita teoria encima do curso, e muita exatas também, mas tudo isso tem uma grande importância pois computação na sua essência é Matemática e Física e só.
Vale ressaltar que você aprende a programar no curso, mas de fato isso não é o foco, você vai ver a base sobre várias áreas fundamentais para computação, já ouvi muito a frase:

"O Ciêntista da Computação Cria e o Programador utiliza"

Então assim, eu acho que vale super a pena e é o curso que eu recomendo.

Engenharia de Software

Já o curso de Engenharia de Software, é mais voltado a maneiras de se criar programas computacionais, na teoria esse curso é pra te capacitar a não só criar ou seja programar, mas planejar, levantar requisitos, a fazer estudo de casos, para cria o "Melhor Software" para aquele determinado problema X que você está enfrentando.

Nesse curso, pelos relatos que já ouvi tem muita muita matéria de programação, que é o foco do curso, você vai aprender até algumas tecnologias mais recentes dependendo da faculdade que você for cursar.
Já aqui a base matemática não é tão forte como o curso de engenharia da computação ou ciência da computação.

Engenharia da Computação

Aqui é onde se faz ou projeta o Harware kkk. Bom nem tudo é software, exite algum lugar onde ele precise rodar, e é aqui que entra esse curso, por relatos de amigos, aqui se vê muitas matérias não só de matemática, na sua mais pura essência, mas também muita física, pois aqui nesse curso você vai aprender Circuitos, assim como Ciência da Computação, mas aqui tu vai pra um nível a baixo, mais próximo do hardware, e vai ficando por ali mesmo.

Também tem muita matéria de programação, mas não é o forte do curso, muitos amigo me falaram ser comum aprender a escrever programas para rodar dentro de processadores, e aqui eu não estou falando se software comum, me falo a realmente controlar o processador, você mandar na máquina.

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Aqui como o nome já diz, o curso é mais pra Analise pelo menos é oque me relatam, você vê programação sim, e muitas outras coisas, mas o ponto forte do curso é analisar sistemas de computador, e de quebrada aprender a criar também.

De longe em comparação aos outros, esse é o que menos tem matemática, geralmente é algo bem básico, não tem calculo, diferente dos outros 2, e também não tem física, na sua grande maioria das vezes.

Resumo

Não terceirize suas decisões, tu não precisa de faculdade, mas se é teu objetivo então vá e faça, se vale a pena? Com certeza, mas vale a pena pra mim que tenho claro o que eu quero, se você não tem, então tenta dar uma pensada, vê alguns vídeos, talvez um bootcamp ou curso. Talvez você sinta alguma imersão.

Carregando publicação patrocinada...
2

Formação é sempre bom pra obter os conhecimentos e networking, isso é fato e todos os cursos realmente irão valer a pena.

Mas, vou falar aqui sobre Engenharia de Computação (Formado na área)

Infelizmente, muitas das instituições do Brasil acabam invertendo e seguindo mais para desenvolvimento de Software do que de Hardware... Nisso, eu por exemplo, possuo conhecimento razoavel em Hardware e beeeem mais pra software (Não que seja um problema, a gente da Tech sempre procura estudar por conta própria).
Foda que dessa forma, eu me sinto estagnado. Não consigo sentir que sou um bom profissional pra trabalhar com Hardware, nem com Software por não ser um "Especialista" na área em questão.

Mas enfim, é bom escolher uma área, é bom poder ter um "olha aqui, tenho comprovação de que tenho esse conhecimento" por que no futuro, isso pode abrir mais caminhos pra a gente.

1

Verdade, sinto exatamente a mesma sensação que você e concordo plenamente com o seu ponto de vista. Acredito que, aqui no Brasil, deveríamos valorizar e incentivar mais os pesquisadores. Tudo o que conhecemos hoje, seja hardware ou software, vem de pesquisa. Às vezes, fico maravilhado assistindo a palestras de pesquisadores e acho incrível como alguém pode imaginar uma ideia e, anos depois, ver várias empresas utilizando algo que saiu da mente desse pesquisador.

No entanto, para que tudo isso aconteça, é crucial que eles recebam o suporte e investimento adequados por parte das faculdades e instituições de pesquisa, que realmente se preocupam em transmitir conhecimento aos alunos. No Brasil, infelizmente, parece que a situação é um pouco diferente, e isso acaba dificultando o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias por falta de apoio e recursos.

Seria fantástico ver um cenário em que a pesquisa e a inovação sejam valorizadas e incentivadas em nosso país. Com um ambiente mais propício, os pesquisadores poderiam ter mais oportunidades para contribuir com novas descobertas e impulsionar o desenvolvimento tecnológico e científico em diversas áreas.

Espero que, no futuro, possamos mudar essa realidade e dar mais atenção aos pesquisadores e à pesquisa em geral no Brasil. Afinal, é através dela que podemos evoluir e transformar o mundo ao nosso redor

2

Acredito sim que uma formação acadêmica ajuda e muito no desenvolvimento profissional. O cara aprender por conta, também vale, mas vai ter muitas deficiências com a base, o que é muito importante para a solução de problemas complexos.