Como Aprender Programação Orientada a Objetos
Fala galera!
Recentemente comecei a aprender sobre poo na faculdade, e gostaria de algumas dicas e conteúdos sobre o assunto pra auxiliar no meu aprendizado.
Valeu!!
Fala galera!
Recentemente comecei a aprender sobre poo na faculdade, e gostaria de algumas dicas e conteúdos sobre o assunto pra auxiliar no meu aprendizado.
Valeu!!
Olá Guto! Como vai? Também estou na faculdade e estudando POO. Um curso acessível e que me ajudou bastante foi o de Java completo do Nélio Alves, disponível na Udemy.
Link: https://www.udemy.com/course/java-curso-completo/?utm_source=adwords-intl&utm_medium=udemyads&utm_campaign=Java_new_v.PROF_la.PT_cc.BR_ti.6336&utm_content=deal4584&utm_term=_._ag_116454200323_._kw__._ad_492962435251_._de_c_._dm__._pl__._ti_dsa-1145036242704_._li_1001655_._pd__._&gclid=Cj0KCQjwqPGUBhDwARIsANNwjV5GrGFFy-d_iLig48zeXHaoh8Ixm9tmcFqahTQxXGearkQur2RRWGYaAtoKEALw_wcB
Opa Guto, tudo bem?
Recomendo muito você ir fazendo passo a passo os vídeos desta playlist do Curso em Vídeo do professor Guanabara Curso POO.
E depois poderia ir dando continuidade com a playlist de java.
Comecei a entender os termos do contexto de POO na prática com códigos em Java e C++, implementando os exemplos que eram apresentados. Recentemente foi publicada uma matéria que coloca em dúvida se algumas das top languages no hank atual são realmente orientadas a objeto ou não.
Na descrição deste repositório tem algumas dicas.
Fala Guto, aqui está um video onde conseguir entender melhor sobre poo, https://www.youtube.com/watch?v=o5g986Wpd18&list=PLHlHvK2lnJndc8qCqmQdHr-cLoOb2-q61&index=27&ab_channel=balta.io
Guto, eu programo faz um bom tempo com programação orientada a objetos e eu não sei se até hoje eu capturei o princípio 😂 mas uma coisa que realmente me fez entender foi parar de estudar a programar dessa forma usando os exemplos convencionais, como por exemplo herança de animais ou modelagem de um carro.
Comecei a aprender modelando de fato os componentes de um backend, por exemplo, que são coisas que você não vai encontrar aqui fora na vida real. E quanto mais fizer, mais cedo vai descobrir os limites (a membrana) que separa um objeto do outro. Então por exemplo o objeto de content
aqui do TabNews, hoje na minha cabeça tem uma separação muito clara do objeto session
que controla a sessão do usuário.
Mas o problema é que essa membrada pode ir se moldando e modificando conforme a evolução do sistema... ela pode ir se dividindo em objetos diferentes, ou se mesclando com outros. Tudo tentando representar o que faz sentido no contexto do sistema, e que fique mais fácil de dar manutenção... e eu acho que essa é a dificuldade, ou pelo menos essa é a dificuldade que eu tenho.
No código do TabNews tem várias divisões que eu não se estão certas, mas isso faz parte da história e evolução de um software. É questão de colocar energia e ir refatorando.
Caso queira avaliar os objetos que foram criados para o TabNews, sugiro acessar essa pasta no repositório: https://github.com/filipedeschamps/tabnews.com.br/tree/main/models
Se o link acima retornar um 404
, peço que leia isso.