Executando verificação de segurança...
7

Procurando vagas de dev sendo menor de 18...

Recentemente, cheguei ao marco de 100 currículos enviados, candidaturas feitas e tentativas de freela. Consegui participar de dois processos seletivos, ambos de empresas internacionais. Infelizmente, não passei da primeira fase em nenhum dos dois, mas a base salarial era muito atrativa, quase cinco vezes o que recebo atualmente. Seria como trocar meu salário em reais por dólares.

Claro, não estou super confiante em conseguir uma vaga agora, sendo um freelancer de programação com apenas 16 anos. Afinal, está complicado encontrar oportunidades até mesmo para estágio ou jovem aprendiz. No momento, não posso me queixar da falta de vagas para júnior, pois estou me candidatando mais para ganhar experiência de como é participar de um processo seletivo. Assim, quando estiver realmente preparado, já vou estar um passo à frente.

Os dois processos que participei foram em inglês, o que achei impressionante, considerando que até agora nenhuma empresa tinha respondido. O primeiro processo ser para uma empresa internacional foi demais!

Por enquanto, vou continuar estudando e fazendo meus freelas. Quando digo estudar, incluo também o ensino médio. Com meu estágio fora da área de dev pela manhã e as aulas à tarde, sobram as noites para me dedicar à programação e concluir meus projetos de freelas.

A seguir trouxe todas as minhas estatísticas:

post no linkedin

Carregando publicação patrocinada...
4

Olha passei por isso no inicio da minha carreira, eu trabalhava como analista de suporte depois de ser efetivado em um estágio pelo CIEE precisei mandar 100 Cvs para conseguir meu primeiro estágio na Unilever pela companhia de talentos, sai de lá depois de 18 meses e tentei ser dev delphi, fiquei 6 meses na vaga e precisei de 200 Cvs para entrar no programa de trainee Itaú/Porto Seguro.

Você sendo menor de 18 o melhor caminho que você teria seria buscar algo pelo CIEE ou Nube. Não sei se existem outras plataformas voltadas a quem é menor de idade até por que já to chegando na meia idade mas te aconselho dar uma olhada.

Se conseguir fazer um técnico em informática pode ser uma boa também, por que pelo menos nesse inicio acaba sendo um plus.

Outro ponto você tem algum portifólio? Tem alguns projetos hospedados num render ou numa vercel num free tier para mostrar?

O que posso te aconselhar é que tenha paciência estude, crie pequenos projetos, tente buscar uma formação que te ajuda a conhecer mais pessoas e também vai abrir a mais oportunidades.

Curiosamente eu fiz um vídeo que vai sair hoje as 20 falando sobre essa trajetória e meus erros no caminho. Depois da uma olhada veja se tu cai em alguma das armadilhas que eu cai.

3

Passo pela mesma coisa, hoje estou com 17 anos, mas já estou trabalhando na área como desenvolvedor jr. em um startup de cripto, o meu conselho para você é continuar estudando, se aperfeiçoando e poderia tentar subir um microSaas para colocar como portfólio, te diferencia muito mais do que os demais

1
1

Muito legal.

Estou com 15 anos agora então não posso me candidatar a nada e nem sei se estaria pronto para isso, mas penso que uma dificuldade seria arranjar uma vaga meio período. Tu acha possível conseguir um emprego meio-periodo? Vejo muito pouco por ai e é difícil, acredito eu, uma empresa contratar alguém p/ trabalhar 4 ou 5 horas somente.

Sucesso na caminhada