Executando verificação de segurança...
4

Usar LLMs nas suas automações é subir de nível

🕶️ Algumas tarefas simples são melhores quando não são automatizadas. Quem nunca se deparou com um caso onde uma pequena automação de uma tarefa que lhe toma 2 minutos do dia demorou 8 horas para ser feita?

Bem... Eu já.

As vezes o trabalho simples vale mais a pena do que tentar automatizar tudo. É frustrante, mas as vezes você precisa deixar de lado aquela ideia brilhante de automação pelo simples fato de que demoraria SÉCULOS para sua automação compensar o tempo que você passou desenvolvendo!

💡 Claro que a figura muda se você estiver utilizando LLMs.

Na Seed a Bit Tecnologia, tomei a iniciativa de automatizar com LLMs pequenas tarefas da gerência que acabavam se acumulando. Utilizamos o Google Calendar internamente para gerenciar os diversos eventos e reuniões que temos durante a semana, e até então, os gerentes de projetos se encarregavam de enviar um resumo do que estava por vir no começo de cada semana.

🕶️ Graças a API gratuita do Gemini e ao App Script, posso criar uma automação para esse problema de forma fácil. Por exemplo, sempre aos domingos, o gerente encarregado recebe por email a agenda da semana com tudo o que está por vir e várias informações, como horário, local, etc. Tudo de forma 0800! A partir disso, ele pode encaminhar (de várias formas fáceis, como email, discord, etc.) esse resumo para todos os membros da área, poupando o trabalho de ele mesmo ter que reservar um tempo do dia para isso.

💡 A grande vantagem do uso das LLMs nesse tipo de automação é que o texto é gerado a partir de uma série de informações desestruturadas e básicas. A automação veio a partir de um prompt pequeno, e o LLM por si só foi capaz de entender como formatar tudo de forma consistente.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu gosto muito desses casos de uso de LLM, acho que é um dos melhores. Um prompt simples que é usado repetidamente com varios inputs diferentes. Computação em sua forma mais pura. Muito mais sensanto que ficar iterando prompt atrás de prompt com a mesma input...