Executando verificação de segurança...
6

Sou novo e preciso de ajuda!

Me chamo Guilherme, tenho 18 anos, atualmente estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estou no segundo semestre. Porém, ao me deparar com tantas informações sobre o mundo da programação, me senti na obrigação de perguntar aos meus futuros colegas de profissão, qual caminho devo seguir, mas antes, estou fascinado pelo modelo Indie Hacker, então no momento estou estudando HTML e CSS pelo Curso em Vídeo.

Gostaria direcionamento, pois não vejo meu conhecimento evoluir.

Carregando publicação patrocinada...
2

Fala Guilherme, que legal encontrar alguém com uma idade parecida com a minha.
Eu tenho 19 anos, mas no segundo semestre da faculdade eu ainda tinha 17.

Acredito que o modelo Indie Hacker que você se refere, seja aquele no qual um desenvolvedor lança sua startup sozinho ou em um grupo pequeno, certo?

Quando você diz que não sente seu conhecimento evoluindo, você está se referindo ao HTML e CSS?

Existem diversos caminhos no mundo da programação, e eu não consegui sentir qual o seu objetivo.
Se eu puder fazer uma recomendação, estuda lógica de programação e começa a ver os problemas do cotidiano de maneira diferente.

Todos aqueles problemas que as pessoas próximas de você relatarem, pensa em como você pode resolver eles com uma aplicação.

Não se pergunte como você vai fazer, apenas pense em como uma aplicação resolveria esse problema.

Acredito que, quando se sabe onde quer chegar, aprender a fazer se torna um processo mais tranquilo.

Você disse que está estudando HTML e CSS, então você começou no mundo da Web.
Saia um pouco da programação, e admire alguns projetos já feitos, analise o design, como eles resolvem os problemas, e tenta imaginar como você faria para resolver os mesmos problemas>

Foca no básico inicialmente, não se atropela com as informações.
Isso vai fazer você ter que voltar e estudar novamente.

2

Acho que vc deveria primeiro entender as bases da programçao. Os 5 pilares (tipos de dados, estruturas de dados, operadores, lógica de programação, estruturas de controle e funções. Vc precisa tambem visar que tipo de carreiras quer seguir e pesquisar (front end, backend, dados, etc) e ver quais recursos e tecnologias vc tem disponivel naquele campo. Um conselho, veja os vídeos do Fábio Akita, ele é um Cientista da Computação o cara falar tudo que vc gosta e nao gosta sem mimimi apenas verdades. Aprendendo a aprender... Sucesso meu amigo.

1

Concordo com você, tem sempre que olhar de baixo para cima, pois está iniciando, às vezes nem tudo que queremos é o que convém, mas o importante é sempre estar preparado para o que vier no futuro. Por isso, estude o básico desde o começo e com tempo você entenderá mais do que isso.

1

Sem sombra de dúvidas o ramo da programação é um abismo de conhecimentos, que ninguém vai aprender tudo, mas a cada dia aprendemos um pouquinho mais.

O melhor, para você não ficar perdido, é ter bem em mente o que você seguir enquanto programador. Tem que saber se você gosta de mobile, web ou desktop. Um dia você pode ter o conhecimento de todas essas áreas, mas de início tem que facilitar as coisas e ir aos poucos.

Já que citou tecnologias web, talvez seja a hora de você começar a aprender uma linguagem de programação web para ocupar um pouco a cabeça tentando entender como as coisas funcionam.

Tanto PHP quanto JavaScript são boas linguagens de se aprender juntamente à lógica de programação. Com elas você poderá criar sisteminhas que vão te dar ânimo para avançar cada vez mais.

Nessa área tem muito conhecimento a ser assimilado, não vai faltar coisas para estudar. Tipos de dados, estruturas de repetição, estruturas condicionais, funções, orientação a objetos...

1

Oi!

Dentro do curso em vídeo começa pelo curso de lógica de programação, muito bom, eu super recomendo você começar por ele.

Depois procura no Youtube por lógica de programação com javascript, tem 3h o curso.

Depois você parte para html + css + js ou pyhton.

Até domingo está no ar a semana next level week pocket javascript da rocketseat. Da uma olhada se você gosta.

NLW: https://www.rocketseat.com.br/eventos/nlw/inscricao/franklin-784

Bons estudos, até.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/franklin-goncalves28/

1

Cabe aos colegas com mais experiência, ao meu ver, te falar sobre os diversos caminhos. Então vc experimenta alguns, são muitos, e segue aquele ou aqueles que mais achar interessantes.

1

Exigências reais do mercado:

  • Faculdade
  • Experiência
  • Indicação de alguém de prestígio
  • Certificados de empresas fortes (Oracle, RedHat, IBM, Microsoft (Azure), AWS, ...)
  • Conhecimento em centenas de tecnologias
  • Inglês técnico, o ideal é fluente
  • Conhecimento em vários design patterns
  • Conhecimento em C.I. (integração contínua)
  • AMQP (RabbitMQ, Red Hat AMQ, ActiveMQ Artemis, etc.)
  • GitHub com projetos (portifólio)
    ou
  • Faculdade
  • Inglês fluente
  • Conhecimento na tecnologia base da empresa

Na boa, foge desse mercado back-end e front-end.
A velha área de front-end e back-end está super saturada, cursos gratuitos saindo pelo ladrão, certificados distribuídos igual capim, ou cursos completos pelo preço de uma pizza (R$ 30,00 a R$ 50,00) e por aí vai.
Escolha algo onde não tenha demasiados cursos gratuitos, se especialize e seja feliz.

- Oracle Data Masking and Subsetting (LGPD)
- Data Mining SAS
- SAP.
- Protheus da TOTVS.
- Salesforce.
- RPA - Robotic Process Automation
- BMC Control-M
- Power Center (ferramenta de ETL - Extract Transform Load)
- Oracle Database.
- Oracle Exadata.
- Cobol
- Amazon QuickSight. (B.I. - Business Intelligence) *Observação abaixo
A vantagem é que você só precisa saber uma delas.

E claro somado a Machine Learning que é o nosso presente e futuro, não tem como escapar disso, porém noto que está havendo muitos cursos gratuitos sobre este assunto, então talvez não compense, só se você for ágil em aprender mesmo que de forma superficial, sabe falar bem e sabe se autopromover, caso contrário tem que esperar essa bolha estourar para iniciar uma carreira real, ou estudar de forma seríssima para quando isso acontecer você se manter.
O mesmo ocorre com Power B.I., não vale a pena investir se você não for uma pessoa ultra competitiva.

1

existem varias trilhas que pode lhe guiar como os awesome lists ou o site roadmap.sh ou o proprio freecodecamp. Uma coisa que me ajudou muito foi considerar a programação como uma ferramenta para resolver problemas. Assim foquei menos na ferramenta e comecei a ter uma visão sistêmica do que quero reaolver