Meu conselho para quem esta inciando em programação.
Lá por volta de 2018 me tornei programador e até então só tinha visto na faculdade, C, Pascal e Java. Eu conhecia que existia diversas linguagens e ao tentar falar com pessoas mais experientes e até mesmo na própria comunidade de Desenvolvedores, eu me deparei com várias pessoas vendendo o seu "Peixe". Ou seja, vi milhares de comentária falando que liguagem A,B ou C esta morrendo, que a liguagem do momento é a X, que o framework do momento é o Y. Vejo que na área de programação tudo vai de acordo com o hype, antigamente não tinha tantas tecnologias como hoje.
Por muitas vezes me vi iniciando cursos e parando no meio sem concluir por causa dos comentários acima. Ficava pensando o por quê de me dedicar a tal linguagem se ela não é usada mais no mercado, se ela está "morta". Isso me atrapalhou demais no começo e me frustrou demais.
Meu conselho é que ignorem esse tipo de comentário, aprendam o básico, lógica de programação, a base de toda programação, que é declaração de variavéis, loops, estrutura de decisão, operadores lógicos e por ai vai, são o mesmo para todas as linguagens que vi, o que diferencia é apenas algumas particularidades de linguagem para linguagem e sua SINTAXE.
Foque em ser bom em lógica, depois pesquise as áreas de atuação, como web ( FrontEnd, BackEnd), Mobile e por ai vai. Depois que identificar se vai para o web ou mobile, determine seus objetivos de acordo com os pontos abaixo:
- Empresa alvo
- Mercado de trabalho (Estado, cidade, País)
Exemplo de empresa alvo, eu sou de Maceió-AL e aqui por volta do anos de 2008 até 2014 empresas grandes com o Senai e outras do ramo de aluguel de carros na minha cidade, utilizavam muito PHP. Então meu conselho é o seguinte, foque em uma empresa modelo, que você admire e tenha objetivo de um dia trabalhar lá. Veja as vagas abertas por ela e veja as tecnologias que ela utiliza e comece a estudar e a se dedicar, mas mantenha a mente aberta. Analise o mercado de trabalho da sua região ou de onde você queira se inserir, veja o que ele está pedindo e tente adequar a sua escolha. Dedique-se, mantenha o foco, não se compare com outros desenvolvedores.
Coloque na sua cabeça que a cada dia que se levanta você batalha contra si mesmo, pois só você pode se limitar ou não. Aceite suas limitações, saiba que em alguns assuntos ou áreas de sua vida, você vai aprender mais lentamente. O objetivo aqui é aprender, é a trilhar esse caminho arduo e conseguir atingir seu objetivo.
Outro conselho que dou é que foque na sua saúde mental e fisíca e digo com toda certeza desse mundo, o cansaço mental é mil vezes pior do que o físico. Se cuide, tenha calma e constância que você vai conseguir.
Agora um pequeno relato meu, em 2020, eu entrei em uma empresa para fazer um bico de financeiro, pois não tinha vaga na área de desenvolvedor e como eu tinha acabado de virar pai e estava sem emprego, eu não poderia recusar. Lá nessa empresa eles utilizavam PHP e eu tinha um preconceito enorme pelo PHP. Depois de 3 meses trabalhando lá, o desenvolvedor saiu e abandonou o projeto, eu me candidatei a vaga e encarei o desafio. Engoli meu orgulho e preconceito e cai de cara para estudar PHP e quebrei minha cara, todo meu preconceito estava totalmente errado, pois eu não procurei entender a fundo sobre a linguagem, apenas vi a linguagem pelos os olhos de outra pessoa e não verifiquei os fatos. Após estudar e me dedicar, aprendi PHP, através de plataformas de cursos online e vi seus altos e baixos, vi o por que da linguagem ter uma fama ruim, mas isso já ficou no passado faz muito tempo. PHP é uma linguagem que evoluiu muito, é moderna, tem um dos frameworks mais utilizados em todo mercado que é o Laravel. Php paga minhas contas até hoje e se me perguntar se Php é a bala de prata, que serve para tudo eu digo que não. Ela pode fazer de tudo mas não é a ferramente perfeita para tudo. Ao longo de minha tragetória pude visualizar e aprender isso. Não se prendam a tecnologia, apredam a resolver problemas.
Até mais.
Luciano Gouveia.