Executando verificação de segurança...
11

Meu conselho para quem esta inciando em programação.

Lá por volta de 2018 me tornei programador e até então só tinha visto na faculdade, C, Pascal e Java. Eu conhecia que existia diversas linguagens e ao tentar falar com pessoas mais experientes e até mesmo na própria comunidade de Desenvolvedores, eu me deparei com várias pessoas vendendo o seu "Peixe". Ou seja, vi milhares de comentária falando que liguagem A,B ou C esta morrendo, que a liguagem do momento é a X, que o framework do momento é o Y. Vejo que na área de programação tudo vai de acordo com o hype, antigamente não tinha tantas tecnologias como hoje.

Por muitas vezes me vi iniciando cursos e parando no meio sem concluir por causa dos comentários acima. Ficava pensando o por quê de me dedicar a tal linguagem se ela não é usada mais no mercado, se ela está "morta". Isso me atrapalhou demais no começo e me frustrou demais.

Meu conselho é que ignorem esse tipo de comentário, aprendam o básico, lógica de programação, a base de toda programação, que é declaração de variavéis, loops, estrutura de decisão, operadores lógicos e por ai vai, são o mesmo para todas as linguagens que vi, o que diferencia é apenas algumas particularidades de linguagem para linguagem e sua SINTAXE.

Foque em ser bom em lógica, depois pesquise as áreas de atuação, como web ( FrontEnd, BackEnd), Mobile e por ai vai. Depois que identificar se vai para o web ou mobile, determine seus objetivos de acordo com os pontos abaixo:

  • Empresa alvo
  • Mercado de trabalho (Estado, cidade, País)

Exemplo de empresa alvo, eu sou de Maceió-AL e aqui por volta do anos de 2008 até 2014 empresas grandes com o Senai e outras do ramo de aluguel de carros na minha cidade, utilizavam muito PHP. Então meu conselho é o seguinte, foque em uma empresa modelo, que você admire e tenha objetivo de um dia trabalhar lá. Veja as vagas abertas por ela e veja as tecnologias que ela utiliza e comece a estudar e a se dedicar, mas mantenha a mente aberta. Analise o mercado de trabalho da sua região ou de onde você queira se inserir, veja o que ele está pedindo e tente adequar a sua escolha. Dedique-se, mantenha o foco, não se compare com outros desenvolvedores.

Coloque na sua cabeça que a cada dia que se levanta você batalha contra si mesmo, pois só você pode se limitar ou não. Aceite suas limitações, saiba que em alguns assuntos ou áreas de sua vida, você vai aprender mais lentamente. O objetivo aqui é aprender, é a trilhar esse caminho arduo e conseguir atingir seu objetivo.

Outro conselho que dou é que foque na sua saúde mental e fisíca e digo com toda certeza desse mundo, o cansaço mental é mil vezes pior do que o físico. Se cuide, tenha calma e constância que você vai conseguir.

Agora um pequeno relato meu, em 2020, eu entrei em uma empresa para fazer um bico de financeiro, pois não tinha vaga na área de desenvolvedor e como eu tinha acabado de virar pai e estava sem emprego, eu não poderia recusar. Lá nessa empresa eles utilizavam PHP e eu tinha um preconceito enorme pelo PHP. Depois de 3 meses trabalhando lá, o desenvolvedor saiu e abandonou o projeto, eu me candidatei a vaga e encarei o desafio. Engoli meu orgulho e preconceito e cai de cara para estudar PHP e quebrei minha cara, todo meu preconceito estava totalmente errado, pois eu não procurei entender a fundo sobre a linguagem, apenas vi a linguagem pelos os olhos de outra pessoa e não verifiquei os fatos. Após estudar e me dedicar, aprendi PHP, através de plataformas de cursos online e vi seus altos e baixos, vi o por que da linguagem ter uma fama ruim, mas isso já ficou no passado faz muito tempo. PHP é uma linguagem que evoluiu muito, é moderna, tem um dos frameworks mais utilizados em todo mercado que é o Laravel. Php paga minhas contas até hoje e se me perguntar se Php é a bala de prata, que serve para tudo eu digo que não. Ela pode fazer de tudo mas não é a ferramente perfeita para tudo. Ao longo de minha tragetória pude visualizar e aprender isso. Não se prendam a tecnologia, apredam a resolver problemas.

Até mais.

Luciano Gouveia.

Carregando publicação patrocinada...
10

O relato é bom e sensato.

Eu diria para ignorar quase todos os comentários.

Agora é o momento que vão me chamar de arrogante e outras coisas, mesmo que não postem aqui.

A maioria das pessoas que postam coisas na internet, sobre qualquer assunto, não tem ideia do que estão falando. São só opiniões sem base e que quase sempre estão erradas. Mesmo quando estão certas, afinal o relógio parado está certo duas vezes ao dia.

Quase tudo que eu postar na internet estará errado. Por isso, praticamente só posto sobre desenvolvimento de software, que é onde eu estou menos errado.

Em TI sei que há muita fake news, mesmo que não intencional. As pessoas aprendem tudo pela metade e saem falando como se fossem especialistas naquilo. Que eu chamo de Sandoval Quaresma. Isso ocorre muito mais do que a maioria percebe.

Por isso é importante ser bem crítico e questionador a tudo chega até nós. E até se questionar se tem todas as informações para tomar uma decisão. Mais ainda se essas informações são verdadeiras. Não é nada fácil.

Existe ainda o caso que pode ser pior que é a pessoa com um bom conhecimento, com capacidade de comunicação fenomenal, e que acaba virando influenciador. Em geral essa pessoa quer engajamento e vai fazer o que for necessário para você estar junto dela e adorá-la, até mesmo coisas que vão, quase inocentemente, te enganar. Claro, desde que você não perceba isso e se revolte contra ela. Tome cuidado.

Existem engenheiros que se comunicam na internet. Nem todo mundo é influencer. Existe muita gente séria. Na verdade quase ninguém consegue ser influenciador de verdade, a maioria é de gente séria.

Não importa de quem vem, todo comentário pode ser falso, intencional ou não.

Agora vou falar do final e responder mais especificamente ao que postou, e que pode ser um comentário ruim para outras pessoas. Até mesmo se alguém tiver certeza que ele está certo pode ser ruim porque ele está servindo apenas de validação ao que a pessoa quer ouvir, o que pode parecer algo bom, mas é pior ainda.

Todo mundo pode ter a opinião que quiser. Eu posso estar errado em várias coisas, mas tenho estudado linguagens e a computação de forma bastante ampla há 40 anos. Trabalho com PHP há 25 anos e uso até hoje.

PHP é uma linguagem interessante, e por isso a uso. Dá para fazer quase tudo que quiser e vai bem em backend web, especialmente em coisas simples. Mas pode e é muito usado para coisas mais complexas.

Nem vou entrar no assunto que acho que aplicações, especialmente complexas, não deveriam ser web. Mas vou falar que PHP tem problemas, muitos. Isso não pode ser ignorado. Repito, ainda dá para usar e ela é popular (não tanto quanto alguns acham, mas é).

Não vou postar tudo sobre porque não é o foco aqui, é sobre comentários que não indicam algo real. Ainda farei uma postagem ampla que vou ganhar muitos haters sobre os problemas de PHP.

E Laravel é uma das mais aberrações já criadas em software. Mas ele é útil, e ajuda muitas pessoas. Existe um público para isso e não vou dizer para ninguém deixar de usar, cada um escolhe o que quer. Se está atendendo sua necessidade quem sou eu para dizer o contrário.

E PHP hoje é pior do que era antes, justamente porque ela "melhorou". Ela foi criada para algo e essas novidades servem para outra coisa, que não é o que a linguagem foi pensada originalmente, e se for para usar desse jeito tem ferramentas bem melhores. E em geral essas novidades foram mal pensadas. Por sorte eu ainda posso usar PHP sem todas firulas que não ajudam nada ao propósito original.

Vou continuar usando, desejo sorte a todos que vão usar da forma que for, quero que todos estejam felizes, e sei que atenderá a demanda e continuará com enorme popularidade. Mas não falem que PHP é ótima, esse é um dos comentários errados que eu disse antes.

Os fanboys vão atacar, mas não importa, não mudará a realidade.

Me parece que o Luciano, assim como várias outras pessoas sensatas, vão entender isso.

Eu não sou influencer, então não ligo de receber hate quando fizer uma análise técnica profunda da linguagem, então aguardem (vai demorar ainda). Quem não puder esperar, pesquisa, tá cheio de informação útil e sensata na internet (em geral em inglês) de pessoas que não odeia PHP e entendem de computação, elas só estão fazendo uma análise, não estão sendo haters, nem fanboys de nada.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Obrigado pelo seu texto Luciano, muito útil. Sou um iniciante, comecei um curso Técnico esta semana, e para quem está começando é bem difícil saber o que fazer, são mil linguagens, mil ferramentas, toda hora uma coisa nova, as vagas para iniciantes parecem ter sumido, ficamos perdidos nesse mar de informações.