Executando verificação de segurança...
3

Ajuda: Gostaria De Ser Um Programador Backend

Oi para todos, eu tenho 13 atualmente. Comecei a programar com 9, por causa da pandemia e das aulas online, eu sempre quis ser um programador backend. Eu comecei com Javascript, depois disso, eu comecei a estudar Python e está é a linguagem que eu mais uso no momento, tenho coragem de dizer que masterizei ela. Depois disso, eu comecei a tentar C++, C, C#, Java, MySQL, Node.js, HTML, CSS, etc. Eu gostaria de no futuro trabalhar com banco de dados, servidores e as conexões deles com o front-end. Gostaria de saber muito quais poderiam ser os meus próximos passos nesta jornada considerando que eu tenho mais um bons anos até a minha faculdade. Se alguém experiente me ajudasse eu ficaria muito feliz.

Carregando publicação patrocinada...
4
  1. tu é muito novo.
  2. não fica pulando de linguagem em linguagem
  3. aprende algoritmos e estruturas de dados e treina muito isso, tu tem tempo. Recomendo o livro: Entendendo algoritmos. É um com uns ratinhos na capa
  4. aprende ingles, se tu tiver como pagar, e não souber ainda, tenta se matricular em uma escola de idiomas pra ser fluente com 18 anos e já arranjar trabalho fora do país.
  5. Se quiser focar em uma stack, como tu tem tempo, fica 1 ano só com uma antes de pular pra outra, por exemplo: Estuda só JAVA. Só python ou Só Node.
  6. Estude todo dia, mesmo que somente por alguns minutos, isso faz diferença. Bota uns PDF no celular e vai lendo quando não tiver acesso a um notebook/PC.
2

Muito obrigado!

  1. Todos falam isso, me sinto até envergonhado

  2. Até os meus 12 começava a fazer isso mas depois comecei a ver que eu tenho que focar em linguagens na minha área, mas muito obrigado pela dica

  3. Fiquei um ano inteiro estudando isso e continuo com estes estudos

  4. Segundo um teste na minha escola tenho nível C1 em inglês mas continuo os estudos

  5. Obrigado por essa dica! Essa pode me ajudar muito!

  6. Eu dedico umas 3 horas do meu dia para a programação, mas obrigado por me lembrar!

Em resumo muito obrigado pelas dicas, algumas eu já sabia e outras desconhecia completamente. Fico feliz de ter encontrado 2 pessoas que me ajudaram, agora sei que esta comunidade não é ruim

2

Desculpa a intromissão...

  1. Não tem do que se envergonhar, tu ta com a faca e o queijo na mão, tenho ctz que a grande maioria gostaria de começar na sua idade (É um dos meus maiores arrependimentos).

  2. O inglês cara, dessas 3h de estudo tenta botar 1h em ingles se n tiver mais tempo e tal se tiver, continua com as 3h de prog + ingles e voa. Tem vários canais no youtube, assista series/filmes legendado pra treinar ouvido, fala na frente do espelho, coloca seu celular e pc em ingles, se enfia no idioma, direto os cara libera curso de graça (Da pra fazer um mes do curso do mairo vergara sem nem colocar cartão de credito), tem ate uns do governo (nao sei se é bom, mas toda ajuda é bem vinda).

  3. Isso é excelente, coloca umas leituras no meio ai tb (não sei se vc tem esse costume), mas tente ler, isso melhora sua capacidade de comunicação (não estou falando de livro tecnico, leia oque vc gostar, tanto faz não importa o que, importa o exercicio da leitura).

  4. Extra: Sempre que tiver a oportunidade, tente falar em publico, seja na escola, na igreja, com uma menina que vc gosta. Isso ajuda a diminuir a vergonha (todos temos em níveis diferentes), e vai te ajudar muito quando a hora de enfrentar as entrevistas no futuro.

Toda sorte do mundo pra ti guri, de verdade e de coração. Continue assim e parabéns.

1

Meu único conselho é: divirta-se.
Continue explorando as tecnologias conforme sua curiosidade pedir.
Não se cobre. Apenas se entregue a vontade de conhecer mais, de maneira descompromissada e sem pressão.

1
1

O segredo tambem está em desenvolver uma boa lógica. Não importa o que você vai utilizar ao longo dos tempos linguagens virão e irão. Entender como funciona a máquina e como instrui-la é o que realmente importa pois a ideia é solucionar problemas, e, quando se entende pensar logicamente como resolver um problema entre os sistemas de um backend, você entende as ferramentas e utilizas elas não como o solucionador mas sim como ferramentas que você o solucionador utilizará. O GuilhermeDaniel deu as melhores dicas relativamente a isso. Entenda como funciona os algoritimos, e, que linguagens são ferramentas de criar instruções(algoritmos) e praticar bastante. Sou dev FrontEnd, E, Comecei a estudar tambem Backend nas linguagens Phyton e Go e é apenas o que tenho percebido nas minhas caminhadas. Espero ter sido útil