Faaala @Dav1 tudo bem?
Cara deixa te contar um pouco da minha jornada iniciando programação, que inclusive foi conturbada e muito bagunçada.
Pulando a parte que fiquei vários anos sem contato entre os anos de 2008 até 2018 - Isso mesmo um gap de 10 anos, não me lembrava de muita coisa, me senti um iniciante.
Mas vamos lá, recomecei do zero, revendo vídeos e realmente me lembrava de quase nada! Só um pouco da semântica.
Bem, eu comecei a procurar por cursos e fui diretamente no Google, Youtube(onde parei e comecei a dispender mais tempo) e assim comecei a estudar novamente, vi que muitas coisas mudaram no HTML5 então tive que aprender do zero.
Bem muitas vezes não entendia nada, sentia dificuldade que é normal, visto que nos cursos disponibilidades muitas vezes os tutores não seguem "métodos" e também possuem uma "didática" que seja de acordo com seu perfil, sim isso mesmo, existe vários tipos de didádicas e formas de estudar.
Então eu passei a perceber isso, e sai pulando (de cursos em cursos) para ver se achava alguém que me fizesse entender certas coisas. Pensei, talvez eu tenha que pagar os cursos pagos devem ter qualidade melhor, mas não disponho de muita grana para investir na minha carreira, aí procurei os cursos na Udemy, logo fiz vários e me deparei com a mesma situação.
Então é o fim do mundo? Não! Até que encontrei um tutor que me identifiquei, o Matheus Battisti. O motivo que gostei que ele ensinar justamente toda a "trilha" que sempre quis seguir, e tem método e a didática muito boa. e também aumenta os exercícios progressivamente, isso faz parte do método de ensino que falei anteriormente. Um ponto importante é não ficar mudando de linguagem, você termina piorando a situação.
O que posso dizer, para você ele não será seu melhor tutor, mas o que quis te passar com tudo isso, que é normal ter dificuldade e ficar perdido, sentir-se desestimulado. Aí entra participar ativamente de "comunidade", compartilhar ideia com pessoas e participar de grupos, fazer amizades.
Quantas palavras em aspas duplas coloquei até agora?
...
...
...
4!
"métodos", "didática", "trilha" e "comunidade" para mim são os pilares de iniciação!
- Eu estudei bem HTML e me sinto confortável.
- Mesma coisa é com o CSS, entendo muito bem o que estou fazendo e o fato disso estudei SCSS que é espetacular e já me deixou pronto para quando for trabalhar lá na frente com projetos mais complexos
- Agora estou no Javascript (empaquei no POO, Programação Orientanda a Objetos) que é o pilar da programação de hoje, e requer muita atenção.
Depois minha trilha é TypeScript, React, NodeJS
Espero que tenha ajudado de alguma forma e a todos que leram.