Entenda Laços de Repetição🔁 (SIMPLIFICADO EM C#)
Olá a todos, hoje irei falar sobre laços de repetição, a linguagem de exemplificação será C# então fiquem atentos quanto a diferença da documentação entre as linguagens!
O que são os laços de repetição?
Laços de repetição são determinados comandos dentro de uma linguagem que permitem a iteração ou loop de determinado bloco de códigos.
Devo complementar também que além de representar comandos, este recurso também representa uma lógica, sua utilização segue sempre um raciocinio lógico e apesar de todos os comandos serem capazes de fazer a mesma coisa Repetir Códigos. Existe sim diferença em sua utilização e entre cada comando.
Listando os comandos
Veremos os exemplos aplicados mais abaixo. d====( ̄▽ ̄*)b
While:
Cria um looping enquanto uma informação for verdadeira.
Do While:
Executa o comando pela primeira vez sem verificar se a informação é verdadeira, então cria um looping enquanto a informação for verdadeira.
For:
Executa repetidamente por uma quantidade selecionada de vezes.
For Each:
Executa repetidamente por uma quantidade selecionada de vezes iterando dados dentro de uma coleção.
Aplicação Prática
While:
int x = 10;
while (x > 0)
{
Console.WriteLine("Hello World!");
}
Então o que esta acontecendo aqui, declaramos um valor de x = 10. Logo dizemos Enquanto (while) a variavel de x for maior que zero (x > 0) execute este comando.
Mas existe um problema com esse loop, X sempre será maior que 0, então essa funcão vai exibir "Hello World!" para sempre na tela.
Para consertarmos esse problema basta cada vez que o loop repetir então subtrairmos 1 de x, até que x não seja maior que 0, como no exemplo abaixo:
int x = 10;
while (x > 0)
{
Console.WriteLine("Hello World!");
x --;
}
Nesse exemplo o programa vai exibir "Hello World!" apenas dez vezes na tela, pois para que x = 10 não seja maior que 0, precisamos subtrair 10 unidades (10 - 10 = 0) e como todos sabemos 0 não pode ser maior que 0, logo a condição while (x > 0) se torna falsa e o comando finaliza sua execução.
Do While:
int x = 10;
do
{
Console.WriteLine("Hello World!");
}while (x > 100);
Qual a diferença do (do while) para o (while). Aqui está, estou falando o seguinte, exiba "Hello World!" na tela enquanto x > 100, mas espera ai x = 10 então nada vai acontecer certo.
Você quase acertou se não fosse por uma coisa, o laço (do while) executa o primeiro comando sem verificar a condição, então mesmo que x não seja maior que 100, o programa vai exibir uma vez na tela "Hello World!", e então verificar se a condição é verdadeira, no caso 10 > 100 é falso então o programa finaliza.
For:
for (int i = 10; i > 0; i--)
{
Console.WriteLine("Hello World!");
}
O que esta acontecendo aqui, declaramos uma variavel dentro do laço (for) e definimos i = 10. Logo criamos uma condição, se a variavel de i for maior que zero (i > 0) e ordenamos que subtraia 1 unidade de i (i--).
Agora definimos o comando que deve acontecer caso a condição que criamos seja verdadeira (i > 0). No caso dizemos que o programa deve exibir "Hellow World!" se a condição for verdadeira
Toda vez que o laço repetir ele vai subtrair 1 unidade da variável de i, até que i não seja maior que zero, ou seja o programa ira exibir "Hello World!" dez vezes afinal (10 - 10 = 0) e como sabemos 0 não pode ser maior que 0 então o programa finaliza.
For Each:
int [] numeros = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 ,7 ,8 , 9, 10};
foreach (int numero in numeros)
{
Console.WriteLine(numero);
}
O que esta acontecendo aqui, primeiro declaramos uma coleção (este é outro conceito de comando chamado array que posso escrever sobre em outro artigo, apenas precisamos saber que ele é como uma variável com vários valores lá dentro, por isso chamamos de uma coleção).
Então dizemos Para Cada (foreach) Numero (variavel que criamos dentro do laço foreach igual com o for) Em (in) Numeros (a coleçao/array/variável com varios valores que criamos) execute determinada função.
No caso a função é exibir na tela a variavel temporária (numero) que criamos dentro do laço (foreach), assim o laço vai pegar o primeiro valor que é o 0 da nossa coleção e atribuir á variavel (numero) e exibir na tela, o loop recomeça e ela vai pegar o proximo numero da coleção que será 1 e repetir o processo atribuindo esse novo valor á variavel (numero). Até que todos os numeros sejam exibidos, então o programa finaliza.
Conclusão
Como ja sabem estou me aprofundando em programação e conforme eu aprender novos conhecimentos estarei compartilhando aqui com vocês.
Sintam-se livres para corrigir se eu tiver errado em alguma coisa e deixem seus comentários.