Executando verificação de segurança...
1

Adorei o comentário, parabéns pela qualidade da explicação e pela visão que teve sobre o assunto.

De tudo que li, só tem um ponto que fiquei pensando e acho importante considerar na discussão sobre a modinha: quem tá entrando no mercado (de estagiários a júniors e, não raro, até mesmo plenos) querendo ou não fica refém da tendência do mercado. Como vão escolher ir contra a maré quando a maioria do material de estudo atualizado é sobre o que o mercado atual pede?

Claro que acho errado o que acaba acontecendo nesses casos que é o iniciante aprender if/else, vai pra um getElementBy, só pra ter o gostinho do JS, e daí pra frente só usa a framework. Ou seja, aprende a fazer tudo apenas a partir das facilidades e padrões da framework. Mas, no final, apesar de ser muito gostoso discutir em fórums e desafiar a maré, na prática o que você prefere: ter seu orgulho garantido ou seu emprego?

Concordo com todos os pontos sobre muitas vezes não ser necessário uma framework, mas é como diz o ditado: um bom desenvolvedor desenvolve pros outros, não pra ele mesmo. Já que as duas formas são igualmente capazes, se a empresa sabe que vai ser mais fácil achar mão de obra futura, ecossistema de funcionalidades e suporte da comunidade pra, por exemplo, React, por que ela deveria optar por JS/HTML/CSS?

Carregando publicação patrocinada...
2

De fato tem um pouco de dificuldade. Aí é onde eu questiono um pouco a capacidade dos seniores. Porque no fim são eles, junto com gestores (falo de não técnicos) que definem o'que será usado em projetos maiores.

Em projetos menores, sem equipe, você usa o que você quiser, ninguém liga para o que vai usar. Você tem que entregar o melhor para seu cliente/empregador, em alguns casos algo que não o coloque em situação difícil.

A maioria do material não é atualizado :D Por isso que muita gente aprende errado. O atualizado sempre é escasso, quando ele começa ficar abundante ele já está desatualizado. è incrível como boa parte das pessoas não percebem que estão com algo desatualizado. E aí a gente vê que o buraco é mais embaixo. Como a pessoa não consegue selecionar o material adequado e vai fazer algo mais complexo que é programar?

Tem material bom para tudo. E se não tiver, talvez seja algo para desconsiderar mesmo, talvez aquilo tenha mais problemas. Pode não ter material tão fácil de achar. Mas volto à questão da pessoa querer programar quando não consegue nem pesquisar.

Se a pessoa não consegue sair da bolha do que o mercado dita, ela vai pagar o preço. E vem o pensamento que muita gente não gosta porque querem viver no mundo do arco-íris, quem está na mediocridade terá uma solução medíocre, não tem muito o que fazer. O que pode ser feito é alertar. Eu entendo que algumas pessoas não podem sair disso por diversas razões, eu aceito o fato, mas tenho que dizer que a pessoa pode se preparar para fazer escolhas melhores.

De qualquer forma, boa parte das regras ditadas pelo mercado são falaciosas, é algo imaginário, acontece menos do que parece. Algumas são fortes, claro, e aí tem que ceder em boa parte dos casos. Mas vale o foco central da postagem, não faça nada por dogma, nem mesmo vá contra o mercado.

Eu não faço nada por orgulho, faço o que é melhor. E eu consegui ter o emprego garantido assim. Eu me prepararei para isso. Eu entendo que quem não se preparou tem que ceder mais. Por iso eu bato muito na tecla da preparação com consistência. Até para ter argumentos fortes para tentar fazer sua posição prevalecer (que a gente sabe que nem sempre funciona, o mundo é mais político que técnico, por isso a preparação ajuda ter melhores vagas).

O que a empresa vai fazer é algo que ela vai receber. Ter mais mão de obra de uma coisa, não significa ter mais qualidade. Ela pode escolher uma coisa ou outra. Volta em todo o ponto que eu disse, ela está tomando uma decisão olhando para o umbigo e não para o resultado final. É um direito dela, até porque é ela que vai pagar o preço.

E eu não vejo problema algum se ela optar por React, só verei que ele não sabe, se ele traz dificuldades que não deveriam existir. Como eu disse antes, o React pode ser a opção certa para certo cenário, não só uma que funciona, é a certa. Eu só questionaria se esse cenário deveria existir, o que é uma discussão mais profunda, e isso eu sei que é uma batalha perdida. Não vou deixar de dizer, mas eu reconheço que a força do mercado começa trazer algumas vantagens.