Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
9

Acho que em quase toda profissão vai ter essa pirâmide invertida - quanto mais na base da pirâmide você está, mais entregas faz. Isso porque pras pessoas com menos experiẽncia sobra sempre os famosos "cornojobs", que são os trabalhos "braçais", simples, chatos e repetitivos que quem tá mais acima na pirâmide não quer perder tempo fazendo.

É uma droga, mas faz sentido. É só pensar: quanto vale a hora do júnior? Quanto vale a hora do sênior? Vou preferir o júnior ou o sênior gastando tempo alinhando div? O sênior vai me trazer mais valor gastando suas horas quebrando cabeça com algo que o júnior não conseguiria ou demoraria muito mais. No começo a gente entrega muito volume com pouco impacto, conforme vai subindo de cargo, isso se transforma em poucas entregas de muito impacto, porque gasta mais seu tempo planejando pros outros fazerem do que fazendo de fato. Generalizando, claro. Dependendo da empresa você vai continuar fazendo 300 commits por dia mesmo como tech-lead.

Isso não significa que eu tô te dizendo pra simplesmente aceitar e dane-se. Você já deve ter percebido como ficar alinhando divs não dá XP. O que você precisa fazer é provar pros outros que pode ir além:

-ESTUDE O TEMPO TODO. Sempre tenha um projeto pessoal onde você tem total liberdade para estudar e criar coisas inovadoras que não tem espaço dentro da empresa. Aproveite essa fase de júnior onde você é o que mais tem tempo livre e o que tem menos responsabilidades.

-COMUNIQUE-SE. Nas conversas com seus superiores, faça questão de comentar sobre o código, demandas e soluções, mostrando que você não só sabe fazer o que foi passado, mas é capaz de julgar de maneira crítica as tarefas e tem conhecimento sobre outros possíveis caminhos e suas implicações.

-VÁ AQUELE POUQUINHO ALÉM. Quando tiver que centralizar uma div, por que não aproveitar pra refatorar aquele código merda que deixaram ali perto há meses e ninguém faz nada? Por que não fazer algo de um jeito que ninguém ali sabia que era melhor (claro, sempre respeitando o padrão e a arquitetura estabelecida do time pro projeto)? Não te garanto que 100% das vezes essa atitude vai ser apreciada, mas te garanto que vai te colocar no radar como "aquele júnior que não se conforma em simplesmente fazer, mas procura fazer melhor". Relaxa, na pior das hipóteses vão só pedir pra você apagar o que fez.

-FAÇA PARTE. Peça mais tasks, pergunte sempre se pode ajudar com algo a mais, proponha melhorias, faça o possível para entregar o máximo que conseguir. Se ainda assim tiver tempo livre, pule praquele projeto pessoal que comentei no primeiro item.

Carregando publicação patrocinada...