Executando verificação de segurança...
2

Por que usar Linux e por que não ficar refém da Microsoft.

Olá pessoal, a pouco tempo estou usando dois sistemas, uso o Windows e o Linux, mais específicamente o BigLinux, uma distro Brasileira.

Um amigo meu que apenas usa Linux está fazendo minha cabeça pra eu ficar apenas no Linux e eu confesso que com tudo que eu vi eu realmente compreendo e estou cogitando ter o Linux pelo menos como meu sistema principal e tornar o Windows meu secundário.

Abaixo vou elencar tudo que achei novo e de real valor no Linux:

  1. Você consegue praticamente customizar tudo, não gostou da barra de tarefas? Você consegue literalmente transformar o seu computador em algo próximo do Mac com alguns cliques.

  2. A segurança é maior, e não é aquele papo de que não existe tanto vírus para Linux, a ideia é literalmente pra qualquer coisa que você vai fazer ele vai pedir sua senha (no windows apenas o botãozinho de confirmação e geralmente somente nas instalações de programas). No Linux a preocupação de ser você no comando das ações é o ponto principal.

  3. Você consegue configurar praticamente tudo e quase todos os apps tem mais de uma versão, por exemplo o Discord, eu estavam tendo problemas com o Discord oficial eu simplesmente baixei a versão feita em Electron e resolveu meu problema. Do contrário, se fosse no Mac ou no Windows se não der pra fazer algo você simplesmente aceita.

  4. Comunidade muito ativa: O Linux, principalmente o BigLinux, eu consegui resolver uns 3 problemas que tive desde a instalação em poucas horas, as vezes o fundador da Distro responde a dúvida e soluciona seu problema.

  5. Se você é desenvolvedor vai encontrar muita facilidade para programar no Linux, é literalmente desenvolvido pra isso, o Mac também eu considero bom porém o Linux está a frente na minha opinião.

  6. Performance: Eu considero o Linux chutando uns 20% mais rápido em tarefas de navegador do que o Windows, e eu particularmente passo muito tempo no navegador, eu trabalho com ferramentas Web, então é realmente muito bom você ter essa velocidade extra.

  7. O Linux é estranho pra jogos e o motivo disso é o ponto n° 2 desse artigo, que é a questão da segurança, já pensou o quanto alguns jogos que instalamos são invasivos? O Valorant e o COD Warzone por exemplo, eles vão até o nível Kernel de nosso computador, basicamente ele invade até onde não dá mais pra buscar por programas de Cracking/Hacking dentro do jogo. A maior parte dos jogos não dão suporte ao Linux por padrão e os que dão eu sinto que não são tão otimizados, porém, se você procura um sistema pra jogar jogos antigos numa pegada anos 90 e 2000 o Linux é pra você, tem muitooo material disso.

  8. O meu foco no Linux é trabalho e estudo, e baseado no que tenho experiênciado ele é perfeito pra isso, por exemplo, de padrão ele vêm com o Word, Excel e alguma outra ferramenta que não lembro mas são quase identicas aos da Microsoft, não impedindo é claro de você baixar as da Microsoft, mas as ferramentas de corte, edição, gravação, anotação, desenho etc são muitooo superiores aos do Windows, Paint? Gimp é o cara. O linux é perfeito em ser útil.

  9. O Linux é desenvolvido por pessoas que acreditam nos projetos que eles desenvolvem, por esse motivo que é tão superior em determinados campos.

Conforme eu aprender mais eu vou acrescentando aqui, mas estou gostando muito e recomendo a todos tentarem!

Configuração que eu tenho pra windows + linux:

Fiz uma partição de 272gb no meu HD de 1tb, dentro dessa partição instalei o Linux e com a maior parte das aplicações que eu instalei + o sistema operacional ficou em torno de 15gb. Só o Windows ficaria em torno de 35gb brincando.

O meu windows tem uma performance inferior em coisas simples e isso ele estando instalado em meu SSD NVME de 512gb, no HD que eu tinha era sofrido demais e quanto mais o tempo passa pior ele fica.

Não sou hater do Windows, sou usuário mas não sou otário. Comentário livre pra trocar ideia, abraço pessoal.

Carregando publicação patrocinada...
1

Atualmente estou da mesma forma, usando Linux e Windows, mas, ficando muito mais no Linux, Windows apenas sendo utilizado para jogar.

Como eu estou estudando bastante programação, estou preferindo ficar no Linux do que no Windows.

1