O Impacto da Tecnologia na Vida dos Jovens e Adolescentes
Você que tem um adolescente na família, já parou para pensar no impacto que a tecnologia tem gerado no público mais jovem e o quão importante é tomar alguns cuidados?
De acordo com uma pesquisa feita pela Pew Research Center (PRC) dos Estados Unidos, 54% dos adolescentes entre 13 e 17 anos acreditam que passam tempo demais no celular. Em média, a maioria das meninas alegou gastar muito tempo nas redes sociais, enquanto os meninos atribuem as excedentes horas aos jogos.
O estudo também aponta que checar as notificações e mensagens é a primeira coisa que 45% dos adolescentes fazem assim que acordam, ainda na cama. Mais de 30% deles dizem que perdem o foco na aula porque se distraem com seus telefones e cerca de metade das meninas (49%) dessa idade relatam se sentir ansiosas sem o aparelho por perto.
Ao mesmo tempo que pode ser uma solução que aproxima pessoas (principalmente nesse período de pandemia), também há críticas de que a tecnologia, nesse caso, pode tornar essas relações superficiais e trazer uma negação da necessidade do contato humano, até mesmo quando estão no mesmo ambiente.
Como jovem, eu vejo que a tecnologia com certeza ajuda muito, mas quando usada corretamente. Por exemplo, redes sociais são essenciais se você quiser evoluir na sua carreira, mas não necessariamente como forma de entretenimento.
Sobre jogos, o meu inglês evoluiu muito graças aos jogos. Além disso, meu primeiro interesse em programação veio a partir do Minecraft (Meu pai comprou um livro pra mim, "Learn to Program with Minecraft - Craig Richardson"). Eu via as coisas que eram possíveis fazer com programação como impossíveis, ficava admirando aquilo várias e várias vezes, até que um dia eu resolvi testar e a partir daí foi só alegria 😻 hahah.