ClickUp: Uma ferramenta incrível para o Gerenciamento de Tarefas
Fala, pessoal! Antes de tudo eu venho pedir desculpas por me afastar dessa comunidade tão incrível por tanto tempo. Tinha planejado voltar a postar em julho, mas ocorreram algumas coisas e eu nem vi o tempo passar. 😪
Agora sim, voltando para o assunto do post, eu vou apresentar e introduzir algumas coisas básicas sobre o ClickUp. Então, vamos lá!
O que é ClickUp?
O ClickUp é uma ferramenta incrível e gratuita que ajuda muito na produtividade, um programa que eu diariamente para meus estudos e que vem me auxiliando demais a alcançar meus objetivos.
É uma ferramenta em nuvem que facilita o gerenciamento de tarefas, projetos, rastreamento de metas, cumprimento de prazos e outras coisas.
Na própria página inicial eles se apresentam como "Um aplicativo para substituir todos os outros", já que o programa possui diversas funcionalidades para o uso.
Primeiros passos
Como nem eu conheço todas as funcionalidades, então não tenho como citar todas elas. No entanto, eu uso bastante as funcionalidades de espaços, pastas, listas, tarefas e metas, junto com a parte de "rastreamento de tempo" (as quais eu vou explicar mais abaixo.)
Todos esses passos são explicados de forma bem sucinta no vídeo da última referência, então se quiser uma coisa mais rápida, pode ir direto no vídeo.
Cadastro
Para fazer o cadastro, acesse o site clickup.com, clique em Sign Up, insira seu email. Após isso, você insere seu nome e uma senha para a sua conta.
Agora é só verificar a conta com um código que foi enviado para o seu email e fazer o download do programa clicando aqui. O bom é que ele está disponível para a maioria das plataformas, inclusive web (e é essa versão que eu vou usar para o restante do post). Pronto! Conta criada, basta fazer o login. 🤙
Como usar
Antes de explicar como usar as funcionalidades que eu uso, eu vou deixar aqui uma explicação muito boa de como as coisas funcionam. A explicação foi tirada do primeiro link de referências do post:
E ainda existem as subtarefas, que nesse exemplo, podem ser como um checklist de cada etapa da construção da parede.
Aqui está um exemplo de como eu organizo meu cronograma de estudos:
Onde 1 é o espaço, 2 a lista, 3 a tarefa e 4 as subtarefas. (Ainda existe mais um subnível 😅, mas acho que esses já são o suficiente).
Rastreamento de tempo
Sobre o rastreamento do tempo, basta clicar no botão de iniciar temporizador ou clicar na tarefa/subtarefa. Assim, você pode ver quanto tempo gastou em um elemento e consegue planejar as próximas com maior precisão.
Além disso, dá pra ver quanto tempo gastou ao todo em uma lista. Para isso, clique no "i" ao lado do nome da lista (com ela aberta):
O número que está ao lado é a estimativa de tempo, é outra função que dá para ativar e é bem útil.
Metas
Outra função que eu gosto muito é a de Metas, para acessar ela, clique neste ícone na barra lateral esquerda:
Nessa página você consegue adicionar objetivos e rastrear a porcentagem do que você já fez:
Outras funções
Aqui estão outras funções do ClickUp que eu acho que podem ser úteis para a comunidade:
- Criação de mapas mentais
- Automatizações (ex.: ao concluir uma tarefa, mandar email para...)
- Kanban board
- API do ClickUp
- Integração com GitHub
- Integração com Slack
- Integração com os principais provedores de email
- Integração com Figma, Discord, YouTube, Alexa, Google Assistente e outros...
Para conhecer outras funcionalidades, acesse a página features.
E para conhecer outras possibilidades de integrações, acesse a página integrations.
Referências
Aqui estão alguns outros posts de outros sites que eu usei como base pra esse post, caso queira se aprofundar mais no assunto.
- Revisão do ClickUp: Melhor ferramenta de gerenciamento de equipe/tarefa? - BforBloggers | Mohit Dwivedi
- O que é o ClickUp? Entenda como usar a ferramenta de gerenciamento de tarefas - Pluga.co | Ludmila Silva
- (VÍDEO) COMO ORGANIZAR OS ESTUDOS PARA 2022 EM 6 MINUTOS! (GUIA COMPLETO) | CLICKUP - Matemática em Evidência
Conclusão
Durante o post eu usei exemplos do meu uso para estudos, mas acredito que para o gerenciamento de projetos e equipes também é um baita de um programa, até porque foi feito para isso. Hoje ele se tornou um dos programas que eu mais uso até por ser acessível de quase qualquer dispositivo, apesar das limitações.
Foi um post rápido, mas acho que conseguir resumir e cumprir o objetivo inicial de apresentar o programa para a comunidade. Então por hoje é isso e obrigado por ler até aqui. Qualquer dúvida e/ou sugestão, pode deixar nos comentários que eu vou ler. Até o próximo post! 🐧