A Essência do Software.
Queria aqui compratilhar um artigo que eu li no Medium que achei muito interessante.
Esse artigo tenta explicar a natureza do Software. Ele diz que muitas pessoas, até mesmo engenheiros de software, não sabem o que exatamente é software.
Uma pessoa que cria software é um programador de computador, um desenvolvedor de software, um engenheiro de software ou um codificador? Existe realmente uma diferença? Isso é antes mesmo de falarmos sobre ser um cientista da computação ou cientista de dados.
Afinal, o que é um software? um programa de computador, código, sistema, aplicativo ou aplicativo? São tantos nomes, para a mesma coisa, que às vezes é até difícil escrever sobre isso e ser consistente.
Ainda segundo ele, software são instruções para computadores fazerem coisas. Porém o que são computadores? e como são essas instruções?
Em certa parte ele cita uma coisa que me fez refletir bastante:
O software está vivo. Isso soa bastante constrangedor, mas é a coisa mais próxima que consigo pensar. Alguns softwares podem ser como uma coisa viva. Nasce, depois cresce e muda. Partes dele às vezes morrem e são substituídas. Com o tempo, toda a base de código pode ser diferente do que era originalmente, mas ainda é o mesmo software. Assim como você e eu.
O artigo é bastante esclarecedor e a partir dele eu fiquei sabendo que coisas que eu pensava serem simples, na verdade, são bem mais complexas e têm toda uma filosofia por trás.