Executando verificação de segurança...
2

GNU/Linux

Recentemente enxerguei a necessidade de aprender Linux, por muita coisa em dia rodar sobre um Linux ou até rodar um Linux. Porém eu pesquisando sempre mais e mais comecei a ter bastante dúvidas sobre o SO Linux. E recentemente eu tive um insight estudando alguns materiais, que as distros são erronamente chamadas de distros Linux.

Como um completo noob em mundo Linux, sempre tento acompanhar alguns conteúdos como o Diolinux quando ele fala sobre uma distro nova etc. Mas eu queria algo mais, nem só de ambiente gráfico e novas distros são formadas o Linux, e eu quero entender o que tem por baixo desse capô, quero entender esse motor poderoso criador pelo Linus Torvalds.

E foi aí que me deparei com esse repositório do GitHub
https://github.com/LucasHe4rt/linux4noobs
"e não terminei de lê-lo completamente enquanto escrevo, mas acho que antes de publicar vou por no word e só soltar esse post quando terminar, mas voltando..."

Mas já na primeira parte 1- Open Source > 1 - Distros, o autor faz um resumo:
Kernel
Gerenciador de Pacotes
Drivers
Ferramentas GNU
Shell

Já sabendo que o Linux é o Kernel, ou seja, o núcleo da distros (para evitar redundância com o post original vou só comentar sobre os tópico). Abaixo ele fala do gerenciador de pacotes, drivers e finalmente Ferramentas GNU e como eu não sabia o que era, fui pesquisar. Provavelmente quando se fala em distros, chamamos de distros Linux o que depois dessas pesquisas eu até entendo porque o Richard Stallman te corrige quando você fala isso, sendo que na verdade é uma distro GNU/Linux.

Pesquisando sobre as ferramentas GNU, fui entender mais a história e lembrei de um vídeo do Guanabara do CursoemVídeo, onde ele explica um pouco da história e vale a pena ver o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=qs_NZXmVUr0
para entender a história (que vale muito a pena saber), assista o vídeo, vou resumir.

O Stallman por ter aprendido tudo via leitura de códigos fontes, ele se preocupava bastante com empresas fechando o código fonte de seus softwares e aparentemente a gota d'água foi a história da Xerox que era um empresa de impressora e uma impressora que eles usavam tinha um problema no sensor e ele queria consertar esse problema, pedindo a empresa o código fonte que ele iria consertar e ainda assinaria um contrato de não divulgação, porque ele queria solucionar esse problema incomodo e a empresa não forneceu o código e ele decidiu criar um sistema operacional padrão UNIX totalmente livre. Daí vem as ferramentas GNU, o conjunto de utilitários, bibliotecas, drivers e o Kernel, que ainda não era o Linux e sim o GNU HURD.

// Uma boa fonte pra esse resumo também é o documento escrito pelo Stallman que também // vale a pena ler https://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.pt-br.html

Voltando a história...
O Linus Torvalds ele tinha pego o trabalho de ninguém menos que o Andrew Tanenbaum, o Tanenbaum criou um UNIX com Micro Kernel, chamado MINIX que tinha como objetivo ser didático e usado para dar aulas. O Linus achou ruim o MINIX e decidiu criar o próprio SO, daí pegou as ferramentas GNU e usando o próprio Kernel o Linux e começou a desenvolver com outras pessoas do mundo esse novo sistema operacional.

Pequeno resumo do GNU/Linux, não sou como os ditos puristas que quando você chama um distro de distro Linux ele te corrige dizendo GNU/Linux, mas acredito que separar as coisas são melhor para o entendimento e aprofundamento no aprendizado, pelo menos pra mim foi...

Carregando publicação patrocinada...
1

Bacana o post, realmento o linux é um s.o fantastico já utilizo há 8 anos e não me arrependo nenhum minuto... e viva o software livre

1
1
1

Obrigado amigo, eu gosto muito dos cursos dele, meu primeiros contato com programação foi por ele e o método de sempre dar contexto através da história é excelente.