Executando verificação de segurança...
5

Sindrome do Impostor

Bom dia Galera!

“A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência."

Esse problema afeta principalmente novas pessoas que entram nesse mundo da tecnologia, estágiarios, juniors e até mesmo pessoas que tem anos na area. Ta, e o que fazer para evitar isso? Vamos para algumas opniões de uma pessoa que ja sofreu e sofre bastante com isso.

1 - Não tenha medo de pedir ajuda! você como uma pessoa que está iniciar e ta com dificuldade, não tenha medo de pedir ajuda, ou melhor, não tenha VERGONHA, você comecou agora, simplismente não importa o que outras pessoas vão pensar de você, não tente parecer o "Inteligente". Peça ajuda toda vida que você não souber algo, as vezes você pensa que a pessoa pode te julgar, mas em apenas 1 ou 2 respostas ela resolve teu problema e você leva esse conhecimento para sua vida.

2 - Se cobre! Sim, parece um pouco controverso, mas você tem que colocar dentro de você, saber que você consegue, você da conta e você PODE! é a frase que eu sempre digo, existe muita gente melhor que você, muitas mesmo, mas tambem existe BASTANTE "pior", pessoas que sabem muito menos que você

3 - Tudo no seu tempo! Na minha epoca de estagiario eu tinha muito essa ansiedade de ser efetivo e virar JR, mas minha cordenadora na epoca sempre me dizia, "tudo no seu tempo, cada um tempo o tempo necessario e nem por isso um é pior que o outro" E na epoca eu não entendia, ficava muito bravo por todos os meus colegas sendo efetivo, se desenvolvendo e evoluindo e eu ficando estagnado, mas hoje vejo que eu não estava preparado

4 - NÃO DESISTA! Não desista, tente, tente e tente de novo se for preciso, uma hora vai! Pra finalizar eu deixo essa frase, você consegue, pense em tudo que você ja conseguiu e pense que você é o cara, ou o a cara haha. BOA SORTE!

Carregando publicação patrocinada...
2

Esse é um assunto que me ronda diariamente e acho bem necessário falar sobre isso. Atualmente venho tentando me recolocar no mercado de programação, mas vejo muitas falácias que reforçam o sentimento de impostor, vamos lá:

  • Vagas para Jr que pedem 15 stacks e 3 anos de experiência
  • Processos seletivos que não dão retorno ou que são misteriosamente congelados
  • Dizer que o mercado está aquecido, sendo que pra Jr essa não é bem a verdade por aqui

Eu mesmo perdi a conta de quantas vagas me inscrevi. E já perdi a conta dos nãos também, atualmente 30+.

O que estou fazendo? Continuo estudando, pois ainda tenho uma renda paralela que me permite fazer isso. Vender a ideia que qualquer um muda de carreira na hora que quiser, é uma sacanagem sem tamanho.

Valeu pelo teu post Gabriel, apesar de ser um assunto chatinho, é reconfortante saber que não estamos sozinhos nessa!

1