Acho que a maioria de nós passou por isso, eu mesmo passei. Oq acontece é que antigamente a realidade era diferente, nossos pais e avós rapidamente arrumaram emprego e também o dinheiro rendia mais. Nem todos tinham educação superior, ou até o ensino médio. Lembro que um amigo de 60 anos falar que se ele tivesse o ensino medio na decada de 80 tinha conseguido ser gerente de banco, que só nao conseguiu por isso. Hoje os tempos são outros, mas nossos pais acham que por termos ensino medio ou superior vamos ascender rápido. Mas... hoje as coisas são mais dificeis, a educação que sempre foi ruim, hoje está pior do que nunca. O dinheiro que era lastreado em ouro, deixou de ser e estamos numa inflação galopante. Pra efeitos de comparação, segundo a pesquisa que vi recentemente em 1971, um trabalhador que ganhava um salario minimo nos EUA, conseguia comprar essas coisas:
-Um imovel de 2 quartos -3 anos de salario
-Um automovel 0km -3 meses de salario
(vou buscar depois a fonte depois, esqueci o nome agora)
Hoje o dinheiro não tem mais o mesmo valor, e como disse antes a maioria dos pais AINDA acreditam que o ensino médio e/superior dá acesso a vagas e oportunidades muito melhores, coisa que não é verdade, não na maioria das vezes.
Por fim, os mesmos acham que quando voce esta na frente de um pc/tv/celular/tablet está apenas se divertindo com jogos/outras formas de entretenimento.
Eu sofri muito com isso, tive de sair de casa muito cedo, por que não aguentava mais estudar no meu pc (que era bem velho por sinal, um 486 sem placa de som em 2006) e meus pais acharem que eu tava vagabundeando, anos mais tarde quando passei por problemas financeiros tive que ficar uns meses na casa da minha mãe, e mesmo ela só vendo a tela do VS code, achava que eu tava jogando o dia todo e começou a encher o meu saco, mesmo eu contribuindo com as despesas, teve uma hora que eu simplesmente não aguentei, eu tinha 33 anos já, tanto que um dia tivemos uma discussão séria e eu sai levando apenas a mochila e o notebook.. acabei ficando na casa de amigos e até mesmo dormi um dia numa academia que frequentava, somente porque eu queria ter paz pra estudar.
Foi assim que lidei com a situação, infelismente nem toda familia vai te entender, mas é claro que quando voce tiver ganhando bem, vão querer vir tirar uma casquinha..
Aconselho a quem estiver passando por isso, tentar explicar a situação, e dizer que demora mesmo, e que voce nao precisa de pressão e sim paz/apoio. Caso não tenha, voce vai ter que escolher entre sofrer mesmo assim, ou fazer como eu fiz.
Bem essa foi minha xp, espero ter ajudado alguem que tenha lido :)