Executando verificação de segurança...
1

Sou Ruim Em Matemática, e Agora? Posso Ser Programador?

Sou Ruim Em Matemática, e Agora? Posso Ser Programador?

Autor: Gabriel Murilo

A matemática pode ser um obstáculo para muitos, e a ideia de se tornar um programador pode parecer distante para alguns. No entanto, a matemática não é o único fator determinante no sucesso como programador, e é possível superar os desafios matemáticos ao longo do caminho. Continue lendo para entender como.

A Matemática na Programação

A matemática é uma disciplina fundamental em muitas áreas da ciência da computação e, muitas vezes, é associada à programação. Algoritmos, estruturas de dados e resolução de problemas lógicos têm uma base matemática. No entanto, a matemática usada na programação não se limita a cálculos complexos ou teoremas avançados. Em muitos casos, são as habilidades matemáticas do dia a dia que são relevantes para programadores, como aritmética básica, álgebra e lógica.

No Machine Learning, por exemplo, a matemática desempenha um papel importante com álgebra linear, estatística, probabilidade e cálculo. No entanto, isso não significa que você deva abandonar essa área caso não tenha familiaridade com a matemática. Você não precisa se tornar "o mestre" em álgebra ou cálculo. O nosso foco está no machine learning e não necessariamente na matemática, portanto, concentre-se no aprendizado de machine learning.
Esse artigo do Didática Tech aborda bem esse tema.

Em geral, não é necessário ser um gênio da matemática para se tornar um programador. O que realmente importa é desenvolver o seu raciocínio lógico, pois programar envolve a resolução de problemas lógicos. Essa habilidade se aprende na prática e tem pouco a ver com a matemática em si.

Como Superar Dificuldades em Matemática

Não tem segredo, pratique e estude, existem inúmeras fontes de aprendizado online, cursos e tutoriais que podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades matemáticas.
Foque no que é relevante, foi o que eu falei com o exemplo de Machine Learning, concentre-se nas áreas matemáticas que são diretamente relevantes para seu trabalho.

Espero ter te ajudado. Concorda com o que falei, ou acha que estou errado? Comenta aí e vamos debater.

Valeu!

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu acho matemática importante sim, pelo menos a parte de raciocínio lógico e capacidade de abstração, que são habilidades fundamentais para se programar bem.

Na verdade programação tem uma relação muito profunda com matemática. Eu já falei sobre o assunto aqui, segue um trecho relevante (mas não deixe de ler tudo que tem lá):

Muitos dos conceitos que a gente usa no dia a dia vieram diretamente da matemática. Funções, por exemplo, seguem basicamente a mesma ideia: recebe dados, faz algo com eles (seguindo determinadas regras) e retorna um resultado. SQL veio diretamente da Álgebra Relacional. Programação funcional é basicamente uma implementação do Lambda Calculus ("Daí que vem o lambda que muitas linguagens tem?" - De certa forma, sim) - e por aí vai, muita coisa que a gente usa nada mais é que um conceito matemático adaptado para ser usado em programação.

E também já teve outros tópicos discutindo isso: