Executando verificação de segurança...
7

Quando eu fiz meu primeiro dinheiro como Dev.

Minha jornada como desenvolvedor começou como freelancer, assim como acontece com muitos. Mas, antes de conseguir meu primeiro trabalho pago, tentei de tudo para fazer dinheiro com programação – e falhei inúmeras vezes. A sensação de que aquilo não era para mim começou a me consumir.

Era frustrante. Estudava horas, montava portfólio, e mesmo assim a conta bancária continuava vazia. Comecei a me perguntar: "Será que vale a pena? Será que estou perdendo meu tempo?"

Já tinha tentado várias plataformas: Upwork, Workana, Freelancer.com... nada funcionava. Até que, em um momento de pura teimosia, decidi tentar mais uma vez em uma plataforma menor, chamada 99Freelas. Dessa vez, resolvi fazer algo diferente: dediquei um tempo para melhorar meu perfil e repensar a minha abordagem.

E foi aí que tudo mudou.

Na mesma semana, recebi uma mensagem. Era um projeto de segmentação de imagem que analisava manchas de pele para aplicar medições ABCD (A: assimetria, B: bordas irregulares, C: múltiplas cores, D: diâmetro). O objetivo era determinar se a mancha era benigna ou maligna.

Eu não fazia ideia de como resolver aquilo, mas aceitei o desafio. Queria provar a mim mesmo que era capaz.

Durante as conversas com o cliente, descobri a história por trás daquele projeto. Ele não era para o meu contratante diretamente, mas para um amigo dele. Esse amigo precisava entregar o trabalho como parte do TCC, mas, infelizmente, tinha falecido antes de poder finalizar o projeto. Era novembro, e o prazo estava apertado.

O meu cliente decidiu assumir a responsabilidade para que o trabalho do amigo não fosse em vão. Ele estava determinado a entregar o projeto e precisava de alguém que pudesse ajudá-lo.

O projeto foi realmente desafiador. Eu não tinha experiência. Em alguns momentos, parecia que eu não saía do lugar. Mas segui em frente, linha por linha, teste por teste. Quando terminei o código, fizemos alguns testes e ele decidiu que estava bom.

Em alguns dias, entreguei o projeto e ele conseguiu entregar o projeto ao amigo.

Como você fez primeiro dinheiro em programação?

Carregando publicação patrocinada...
4

Simples, não fiz ainda. Mas é questão de tempo, muito obrigado pelo seu depoimento. Já dei uma olhada no 99freelas e achei de outro mundo, projetos insanos de complexos (pelo menos os que eu vi), e algo que me incomodou profundamente: não tem como você se destacar naquela plataforma sem ser um freelancer premium. Aí vira um paradoxo porque eu estou lá pra ganhar dinheiro, mas preciso gastar dinheiro para poder ganhar dinheiro. Doideira.

1

Pegar Freela hoje em dia esta muito complicado, até meados de 2022 era otimo. Hoje a concorrência é altissima nessas plataformas, infelizmente não pagaria nem os custos do tempo aplicado. Tem gente fazendo de graça. Talvez a melhor opção hoje para quem esta terminando a faculdade (e se não tem ainda, tem que começar, sem ela não entra mais no mercado) é se aventurar também no mercado de trabalho formal.

1

É literalmente isso que to visando, não consigo mais olhar 100% pra vagas de Dev. De vez em quando me candidato pra uma vaga formal que esteja aberta (porque ainda não tenho grana pra fazer faculdade, o que também é questão de tempo). Mas de fato, o mundo freelancer tá muito restrito e competitivo. Bom saber que eu não estava em uma bolha e que outros vêem isso.

2

meu primeiro projeto remunerado foi uma aplicação de visão computacional para contagem de pessoas, foi por causa de um post no Instagram, ele entrou em contato pelo direct. hoje faz 6 anos, fizemos outras parcerias abrimos uma empresa do qual é me torneira sócio, recente sai do CLT para me dedicar a empresa.

2

Meu primeiro dinheiro com programação foi em 2022. Uma pessoa perguntou no grupo de programação quem teria interesse em participar de uma pequena equipe de desenvolvedores. Eu aceitei, principalmente pelo motivo de adquirir experiência na área.

Pouco tempo depois dessa equipe de 4 pessoas se formar, pegamos um serviço para desenvolver uma plataforma bem complexa. Eu fiquei encarregado de algumas tarefas no back-end, que era meu forte naquele tempo. Foi uma experiência bem legal. Aprendi muita coisa e consegui tirar um dinheirinho.

Isso mostra como é importante manter-se conectado com outras pessoas. É aí que a maioria das oportunidades surgem.

2

Meu primeiro projeto remunerado foi um site para a empresa que eu trabalhava em 2018, fiz em PHP puro e está online até hoje, inclusive precisa ser refeito, agora com todas as ferramentas incríveis que o Laravel nos oferece.

Estudava horas, montava portfólio, e mesmo assim a conta bancária continuava vazia. Comecei a me perguntar: "Será que vale a pena? Será que estou perdendo meu tempo?"

Até hoje sinto isso. Acumulei um mundo de conhecimentos nesses últimos 10 anos e, mesmo com toda essa bagagem, parece que as pessoas não querem nossos serviços.

A verdade é que querem, mas não querem pagar. Acham que cobrar 300 reais por mês num sistema é caro, mas quando cobram 500 num serviço de 1 hora deles, é barato.