Carreira em "Y" (Gerencial ou técnica), Quais são as diferenças do topo?
Se gostou desse post, deixe o seu voto! 😁
Ele é continuação do seguinte post: O que é a famosa carreira em "Y"?
Topo do "Y"?
O topo da carreira em "Y" segue dois caminhos, uma carreira técnica e outra gerencial.
Geralmente essa divisão começa a se dar após cargos sêniors, quando a pessoa decide ser ou especialista, ou coordenador (algumas vezes função de líder).
Então vamos considerar o caminho da esquerda: o Técnico.
Caminho Técnico
O caminho técnico é se aprofundar em alguns assuntos muito específicos para tirar projetos do papel, devido à sua experiência, e complementar o conhecimento generalista de quem efetivamente está liderando, quem foi pelo caminho gerencial.
Geralmente as funções seguem conforme abaixo:
- Especialista: Você tem conhecimentos muito específicos, literalmente é o especialista de sua área e projetos táticos ou estratégicos (1 ano ou mais) serão designados para você. Talvez a camada gerencial designe pessoas com menor senioridade para fazer trabalhos mais operacionais, enquanto você irá pensar, organizar e reportar como está indo o projeto.
- Consultor: Você tem conhecimentos muito específicos, a ponto de não somente realizar projetos estratégicos (mais de um ano), mas também mostrar caminhos que a camada gerencial pode seguir, prós e contras.
Caminho gerencial
O caminho gerencial é conseguir generalizar um pouco mais dos assuntos. Você irá conhecer de tudo um pouco e, além disso, deverá efetivamente gerir pessoas, conhecer pontos fortes e fracos, entender quais projetos são relevantes para área e, no final, dar o resultado que empresa espera para a sua posição.
Geralmente as funções seguem conforme abaixo:
-
Coordenador/Líder: Você está gerindo uma equipe pequena, reporta resultados para camadas superiores de gestão e sabe quais são projetos relevantes para a sua área. Talvez você também comece a gerir áreas que não sejam muito do seu conhecimento, mas geralmente você consegue estar a par de tudo e começa a ter uma visão mais sistêmica ou completa da área.
-
Gerente:
- Você lida com mais de um coordenador, não conhece profundamente ao nível operacional como fazer o que a sua área faz, mas sabe o que deve ser feito para chegar no resultado.
- É o exemplo de gestão para os coordenadores, assim como motiva e cobra os seus funcionários, provavelmente irá influenciar como eles irão gerir.
- Deverá tomar cuidado com armadilhas que surgem no meio do caminho (projetos sem resultados, liderados bajuladores e etc.).
- Provavelmente não conseguirá dar uma atenção personalizada à todos que estão debaixo de você, por isso deverá ter bons coordenadores para transmitir a mensagem e tratamento adequado.
-
Diretor / Vice Presidentes:
- Liderará toda uma macro área, desde questões operacionais até estratégicas, então seus liderados diretos são os gerentes.
- O seu objetivo é que o básico seja bem feito, mas a evolução da área e a competência estratégica para o futuro deve estar no sangue.
- Deverá saber motivar toda uma equipe de diferentes personalidades, diferentes áreas e no final saber trazer o melhor deles para resolver efetivamente os problemas de negócios para chegar onde você quer levar a empresa.
-
CEO:
- Você lidera a empresa.
- Os acionistas esperam que as promessas realizadas sejam cumpridas, se não...
- Para realizar as promessas, você deverá ter a visão estratégica de onde a empresa estará daqui a 5, 10 anos e o que você espera de cada Diretor ou Vice Presidente para chegar lá.
- Como a sua visão é estratégica, você fala sobre o negócio, deverá saber de "tudo", saber como se encaixa o técnico e quais alavancas são necessárias mover para ir para onde deveria, sem esgotar a energia humana.
Próximos passos?
E essa é uma visão mais geral de como ocorre a carreira em "Y", porém ainda falta uma pergunta: é possível alternar caminhos? Qual dos dois tem mais oportunidades?
O que você achou do post?
Dependendo da aceitação, sigo com o terceiro post.