Executando verificação de segurança...
2

Que massa. Acho muito legal ver gente interessado por essa parte do linux mais tinker. Vou aproveitar para escrever uma resposta mais genérica para novatos.

Window Manager (WM) no Linux

Pra quem cair nesse post resposta de paraquedas, utilizar Window Manager é ( em termos simples ) uma alternativa a desktops famosos como o GNOME e KDE onde você tem mais customização e liberdade, ao mesmo tempo que mais coisas a configurar. Normalmente quando alguém fala que usa ou quer usar um Window Manager, a pessoa está se referindo ao um Tiling Window Manager, que basicamente dispõe os programas em forma de grid, sem arrastar janela de lá pra cá, sem alt+tab.

Antes de começar

1- Bom, algumas dicas. Primeiro de tudo você tem que saber que usando um Window Manager você vai ter experiências novas e diferentes do que está acostumado. Mas não se assuste, porque depois de um tempinho de adaptação, você não vao conseguir voltat atrás.

2- Não tenha medo de configurações. Você vai ter que configurar muitos programas. Aliás vai ter que instalar a maioria e até alguns softwares que você nem sabia que existia ( Compositor por ex ). Mas relaxa que vale muito a pena.

Opções

Como muita coisa no mundo linux, o que não falta é opção. WM não é diferente. Vários são parecidos. Já de cara vou te falar o que mais muda entre eles:

  • Linguagem de configuração ( normalmente a mesma que o software foi desenvolvido )
  • Layouts: ou manual ou dinâmico ( se você explicitamente decide onde cada nova janela vai ou se tem um padrão já definido )
  • Servidor de display: XORG ou WAYLAND ( o queeee? calma, depois explico )

Recomendo fazer sua escolha em base desses fatores, não aparência, pois esse último é baseado em como você configura, não qual WM escolheu.

Vou citar alguns WM conhecidos para ampliar sua pesquisa, mas recomendo ver vídeos no youtube sobre isso (canais legais: TheLinuxCast e BrodieRobertson ) e ler um pouco na archwiki ( uma das melhores docs de linux que tem, na minha opinião ).

  • Qtile
  • DWM
  • Xmomad
  • i3
  • sway
  • awesomewm
  • ...

E esse servidor de display?

Bom, isso é meio chato de explicar rapidamente, mas basicamente existem 2 servidores ( não precisa saber agora pra que servem, porém legal aprender depois ): XORG, mais antigo e mais suportado e documentado, e WAYLAND, novo e onde muita inovação ocorre. Se você é novo no Linux, eu pessoalmente recomendo utilizar um WM feito para XORG, pois tem mais documentação, mas isso vai de cada um, e trocar de WM é sempre uma opção.

Depois do WM, o que fazer?

Bom, você escolheu um window manager, agora falta decidir o resto da sua experiência gráfica. Como assim? Alguns programas essências que não são instalados sem um DE.

note: se você já tem instalado algum DE como GNOME ou KDE, por exemplo, muitos deles serão redundantes.

  • Launcher: você vai precisar abrir seus programas de algum lugar. Ex: dmenu; rofi.
  • Navegador Web: Internet é sempre bom :)
  • Navegador de arquivos: Sim, o programa que abre sua pasta de downloads também tem que ser instalado. Ex: pcmanfm.
  • Áudio/Vídeo: escutar músicas e assitir filmes. Ex: vlc; mpv.
  • Bar: Para rapidamente ver o horário e data, saber qual workspace você está, etc. Cada WM vai recomendar um para você.
  • Keybinds: Algum programa que você configura as keybinds do seu desktop, como mudar de janela, deslogar do usuário, etc. Algums WM já fazem isso por você. Ex: sxhkd

Entre muitos outros programas, mas ai você vai vendo de acordo com as suas necessidades.

Aprofundando

Minhas dicas para aprofundar e avançar no uso de WM são criar configurações próprias, não utilizar a de ninguém, configurar keybinds que você usa muito, automatizar várias tarefas relacionadas com o WM com scripts, customizar a aparência de seu agrado.

Pronto

Agora você é um feliz utilizador de Window Manager, e eu feliz que você acompanhou até aqui. Muito obrigado e qualquer dúvida estarei feliz em responder.

Carregando publicação patrocinada...