Da pra considerar que sou basicamente um completo iniciante e comecei estudar Rust por conta faz cerca de um mês e posso dizer que Rust em si não aprendi muita coisa, comecei estudando lendo o livro interativo e alguns video no Youtube.
Porém a jornada foi bem mais que isso, pois em um video o criador estava usando neovim, então fui lá eu de curiosidae querer aprender sobre isso, mas para usar o neovim eu descobri que a maneira mais eficiente é digitando corretamente com os 10 dedos, (eu digitava somente com os indicadores), então pesquisei e descobri o keybr, onde tento praticar sempre, assim que comecei digitar de forma aceitável o comecei usar o Vim Hero pra facilitar o aprendizado de Vim e usando ele com extensão do Vim no vscode.
Mas tive problema a maneira que eu estudava não era muito prática, eu lia o livro fazia o código, repetia os exercícios, e foi bem até assim, até chegar em Propriedades e Empréstimos kkk, até agora não entendo tudo mesmo tendo vista várias várias vezes.
Foi ai que começou a busca pelo aplicativo de estudos perfeito, já usava o Notion, mas faltava algo, tentei o AnyType, gastei tempo aprendendo, fiz uma dashboard bonita para meu meu gosto com cronograma, rastreador de habitos e tudo mais, mas fiquei mais na criação que na execução em si.
Então vi uma noticia de que o formato JSON CANVAS do obsidian agora é de código aberto no Reddit, e era isso que faltava uma ferramenta de mapa mental, nisso lembrei do milanote que é um quadro branco que eu gostava, porém o plano gratuito não é muito generoso, e consegui emular com um pouco mais de trabalho a função que eu mais gostava que é a de placa sobre placa do milanote no canvas.
Com isso tive algumas ideias de como usar o Obsidian já que ele já é integrado com o Canvas e finalmente criei minha primeira nota de Introdução a Rust que demorou muitas horas já que só nisso tive que aprender e pesquisar sobre vários conceitos que não conhecia como oque é um double free, um user after free, Null pointers, porque as variáveis em rust sempre precisam de um valor, oque é LLVM etc. Mesmo não me aprofundando muito em todos temas, custou muitas horas.
Então hoje finalmente vou tentar migrar pro neovim, usando o astrovim pra começar, e também descobri que Obsidian tem uma espécie de Vim Motions que ativei e espero me ajudar aprender Vim, mais rápido, além de ajudar interligar ainda mais meus conhecimentos. E para finalizar só preciso dar um jeito de alocar inglês nisso, que também é uma "Ferramenta" Necessária.
E assim eu completei meu sistema de estudos perfeito, oque me deixou empolgado e ansioso, já que vi que o progresso será bem mais lento(principalmente se eu continuar fazendo sidequest). Espero que eu consiga encontrar meu caminho na programação com Rust e depois com outras linguagens(alguma que me dê um emprego kkk).
Por sinal esse é o mapa de aprendizado que criei: