Saber programar. De verdade. Não precisa ser experiente, claro, mas precisa saber. Precisa conseguir demonstrar isso.
E precisa ir atrás. Nada cai do céu. Um dos maiores motivos das pessoas não conseguem é porque não buscam ativamente, com afinco. Não que seja fácil, ainda mais em tempos de retração, mas precisa ficar tentando como se fosse a coisa mais importante da vida dela. E naquele momento é. Se não tiver isso muito claro não terá o afinco necessário.
Ajuda ter um portfólio bom, não só seguindo receita de bolo, que seja feito e pensado para mostrar que tem potencial, que não vão contratar alguém sem condições. E aqui pode complicar porque muitas vezes a pessoa não consegue mostrar o que sabe fazer, em alguns casos mostra que não sabe, e ela nem percebe porque sabe tão pouco que não consegue ter essa percepção que está fazendo errado.
Já cansei de ouvir amigos meus e outras pessoas falando que não conseguem contratar porque a pessoa não está preparada para resolver problemas.
Então, antes de ser programadora precisa ser uma pessoa qualificada, e para isso precisa estar com a matemática e comunicação e expressão em ordem. Muitas vezes a seleção para o estágio é feita olhando essa capacidade e não a de programação. Por isso se tem falha aí, pode ser a dica para resolver isso. A escola hoje em dia decepciona muito.
Estude muito, mais do que a escola ensina. Estudar não é decorar teoria, é entendê-la muito bem, por completo e é fazer esse conhecimento se tornar experimentação. A prática faz parte do estudo.
Se tiver uma preparação de qualidade, indo além do que a escola te dá, já sai na frente. Eu sempre falo que está fácil conseguir emprego, porque a maioria está mal preparada, então você não precisa ser um gênio, basta saber o básico muito bem. Se não fizer isso, será um dos concorrentes fracos que tornará a vida de outro mais fácil.
A rotina do estagiário varia muito, desde servir café para os experientes, até pegar buchas enormes que vão desafiá-lo a ir além. Muitas vezes vão passar coisas fáceis, bobas, chatas de fazer. Vai ficar arrumando detalhe.
Se puder, não se preocupe com remuneração.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).