Tava navegando por aqui procurando conteúdos relacionados a games e achei seu post.
Apesar de ter sido a 7 meses atrás, achei válido deixar aqui meu insight de quem trabalha nessa indústria.
Então, o mercado de jogos no Brasil passou por várias fases. Mas há uns 5-7 anos atrás, houve uma boa onda de investimentos e fomento da indústria, muitos estúdios indie surgindo, muita gente boa ingressando e houve um salto de qualidade nos jogos produzidos. Inclusive, vários estúdios brasileiros foram reconhecidos internacionalmente.
Porém, a expectativa encontrou a realidade e muitos desses estúdios não conseguiram manter os seus negócios em pé. Na minha humilde opinião, é uma mistura de três fatores:
- Falta de gestão profissional em negócios voltados para games;
- Escassez de investimento (que é influenciada pelo próximo ponto);
- Falta de maturidade do brasileiro em consumir produtos nacionais;
Apesar disso, não quer dizer que a indústria regrediu ou estagnou. Dessa situação toda, alguns pequenos diamantes surgiram. A WildLife que atingiu o patamar de unicórnio em 2020, e a Aquiris, que foi adquirida pela Epic Games esse ano e passou a se chamar Epic Games Brasil. Porém, eu não vejo mais aquele aquecimento que houve há alguns anos atrás. Quero acreditar que é porque, agora, as pessoas estão se planejando melhor antes de abrir um novo estúdio/negócio.
Bom, espero ter conseguido contribuir um pouco. Se você ainda estiver interessado em migrar para a área, não desista, a indústria tem encontrado vários desafios, mas tem muita gente empenhada e apaixonada em fazer isso dar certo! Temos dois estúdios bem sólidos hoje na vanguarda, desbravando novos mares, e a expectativa é que isso traga mais investimentos para o país, e que, consequentemente, fomente novamente novos estúdios.