Nunca me senti culpado pois sempre iremos contruir coisas novas para trabalharmos menos. O que não podemos é tomar isso como verdades absolutas e ficar dependentes.
Tenha um tutor virtual que sabe mais informações soltas que ninguém, tenha um computador para lhe ajudar. Só não acredite em tudo o que ele diz, e nem torne o que ele faz como uma imagem do que você é. Seja além dele.
Não conseguir resumir mais do que isso. Se não fosse a forma abstrata só conseguiria me expressar com 500 linhas. A resposta do Doretox resume bem de forma mais direta.
Muitas vezes imagino o chatGPT como um tutor. E como um gogole, stackoverflow. No caso de servir como um stackoverflow não entendo o problema. O mais importante é a resolução do problema e não o caminho para acharmos. Podemos deixar para explorar em outro momento.
Vou relacionar com o zelda breath of wild que estou jogando, eu estava fazendo o fast travel muitas vezes, e parei um momento para andar sozinho e caçar monstros. O ChatGPT talvez seja como um fast travel.