[CONTEÚDO] Como Criar Máquinas Virtuais de Forma Otimizada, Preferencialmente Usando o Host Linux.
Olá, abri o TabNews pensando no que eu poderia compartilhar com vocês sobre algo meu. E lembrei de um repositório que criei no GitHub com foco em ensinar sobre virtualização usando KVM e QEMU, que, por sinal, me inspirei no Fábio Akita. E até expandi meu site/portfólio unindo esses repositórios/tutoriais (e estou pensando em ir além), https://www.foln.dev/blog/VirtualMachinesGuide.
Espero que eu possa ajudar alguém que precise desse conteúdo ou divertir alguém que seja entusiasta. Comecei a aprender sobre isso por necessidade de rodar o Windows 11 mesmo sem TPM 2.0, mas a curiosidade me levou a gostar tanto a ponto de escrever e compartilhar.
Eu ia compartilhar o texto todo, mas acho que seria muito massante para quem só quer dar uma olhadinha. No link que enviei, você pode ver completo.
Empolgação
Mas a coisa mais legal e empolgante que posso te falar de tudo isso que aprendi está na parte de otimização da máquina virtual.
Ao ver o conteúdo que o Akita compartilhou em seu canal, percebi que dava para dividir as técnicas que ele mostrou em subtópicos mais fáceis de entender.
- Otimização de Cache L3
- Otimização de Simultaneous Multi-threading (SMT)
Minha cabeça explodiu ao descobrir como funcionava a arquitetura do processador apenas para poder dizer ao host quais threads ele iria usar e qual a VM iria usar. No meu caso, a topologia fica mais clara (e com mais coisas para entendermos) usando lstopo
Machine (xGB total)
Package L#0
NUMANode L#0 (P#0 xGB)
L3 L#0 (6144KB)
L2 L#0 (256KB) + L1d L#0 (32KB) + L1i L#0 (32KB) + Core L#0
PU L#0 (P#0)
PU L#1 (P#4)
L2 L#1 (256KB) + L1d L#1 (32KB) + L1i L#1 (32KB) + Core L#1
PU L#2 (P#1)
PU L#3 (P#5)
L2 L#2 (256KB) + L1d L#2 (32KB) + L1i L#2 (32KB) + Core L#2
PU L#4 (P#2)
PU L#5 (P#6)
L2 L#3 (256KB) + L1d L#3 (32KB) + L1i L#3 (32KB) + Core L#3
PU L#6 (P#3)
PU L#7 (P#7)
Bem, caso queiram ver mais é só clicar no link. Talvez eu possa com esse texto estar complicando o entendimento. Mas aqui é mais para mostrar o quão empolgado eu tinha ficado com isso e mostrar a vocês e a quem quiser.
Algum dia, quem sabe, eu possa fazer o mesmo que o Akita fez e passar uma placa de vídeo inteira para a VM, haha, mas só tenho uma integrada no laptop.