Executando verificação de segurança...
9

Se Desenvolver como Desenvolvedor nesse Site é incrível!

Oque quero dizer com isso?

Estou fazendo este post como forma de desabafo de alegria, muitas visões que eu tinha mudei e muito conhecimento eu aprendi aqui com todos que participam, hoje mais do que nunca me sinto pronto para viver a programação/desenvolvimento de softwares.

O clichê de sempre...

Atualmente não trabalho profissionalmente com programação e ainda busco minha primeira oportunidade, mas sempre durante esse caminho eu e acredito que todos já escutaram os vários tipos de discursos clichês que rodam a pergunta: "Como conseguir trabalho em tecnologia?", e durante esse tempo em que estive aprendendo fiz vários projetos pequenos e grandes que eu tinha vontade, e por várias vezes me encontrava entediado apesar de já saber o que eu tinha que fazer para a funcionalidade "X" funcionar e sempre que eu ficava assim eu largava o projeto de mão um pouco e entrava no linkedIn, Indeed, etc... para me candidatar para vagas, escrever emails para empresas, procurar relatos de experiências de pessoas que conseguiram entrar na sua primeira vaga, formas de fazer um curriculum melhor apresentado para a tal IA do filtragem de curriculos se comover mais com o meu e sempre aquela ansiedade para saber quem iria responder e o que iria responder.

O Plano infalível

Quando eu terminei o terceiro ano do EM eu entrei em uma faculdade que não queria mais por que meus pais queriam e logo já larguei e entrei em Análise de Sistemas EAD, bem nessa época que decidi que queria isso pra mim eu já vinha do ensino médio que eu tinha feito em EAD por causa da pandemia do covid e eu já sabia um pouco de programação e com toda minha "experiência" de um jovem de a recém 18 anos e apoiado por vários videos que eu tinha visto no YT pensei: "Pra que eu vou fazer faculdade! se vários programadores não fizeram e conseguiram trabalho, a faculdade que se F*" e logo larguei essa outra faculdade de análise e me fui a buscar vagas com toda a confiança do mundo.

O Resultado e o Culpado

E durante todos esses anos que larguei minha faculdade e estive em busca de emprego desde de 2020, aprendi muita coisa e hoje eu vejo que aquele mesmo Murilo(eu) que teve a brilhante ideia de largar os estudos universitários era um baita de um animal, pois apesar de eu sempre estudar por fora as documentações das bibliotecas, formas de escrever melhor código e coisas relacionadas a me desenvolver como programador, o estudo formal é uma coisa que estou vendo que faz parte do processo várias vezes e o caminho até o mercado de trabalho se torna bem mais direto. E ano que vem vou começar novamente (agora pra terminar) uma faculdade de tecnologia, apesar de eu ter tomado uma decisão que considero errado no passado tudo isso me deu tempo pra absorver melhor o que é a profissão, como as empresas enxergam as coisas e como eu devo seguir em frente e boa, passado é passado e que eu tenho hoje é a alegria de saber que é isso que eu realmente quero pra minha vida.

E tudo isso que aprendi foi culpa do TabNews, sempre gostei muito dos vídeos do Filipe Deschamps e quando o site foi lançado eu logo criei minha conta e sempre que iniciava o dia eu dava uma lida em algo que me chamava a atenção, e pouco a pouco lendo alguns relatos, ideias entre outras coisas eu fui vendo o que talvez realmente é a área em que nem tudo é Python alegria algumas coisas são Java chatas, porém sempre o resultado é uma sensação de que parte de voçê está no projeto e ele vai ficar gravado em algum lugar seja nos servidores da hospegem no github no seu pc ou somente na sua lembrança.

Se naquela época que eu tinha terminado o ensino médio alguem me falasse de um site que voçê simplesmente tem uma lista de títulos/links crua como homepage, em que nesses links as pessoas escrevem um texto em markdown, e podem ganhar dois tipos de pontos para poder avaliar outros posts seria um site relativamente famoso e interessante eu acho que eu ia falar que era uma ideia legal mas sem futuro, e olha ai né a simplicidade ganha o usuário.

Carregando publicação patrocinada...
5

Fala Murilo. Estive na sua mesma situação 2 anos atrás kkkk.

Larguei a faculdade para fazer um bootcamp e começar a programar, ganhar dinheiro e começar na minha carreira. Eu assim como você entrei em uma faculdade para ter o "status" de acadêmico e não ser um completo fracasso pros meus pais mas logo larguei por ter 0 interesse na área.

Comecei a estudar programação e também fui varrido pela ideia de:

Pra que estudar? fulano não fez isso e conseguiu

realidade: eu não era fulano e esse caminho acabou me rendendo muita frustração e choques de realidade quando eu tive que atuar na área pela primeira vez. Mas o meu conselho pra ti é Isso ai volta a estudar , não comete o erro que eu cometi de criar vários projetos e desistir. Na real, para de criar vários projetos tira um tempo para pensar em um grande projeto que tu queira fazer funcionar.

Quando eu falo um grande projeto não significa grande de tamanho ou complexidade, mas grande de ser algo que você realmente quer fazer e fazer ele de uma ponta a outra, assim como o tabNews foi feito (um enorme projeto) que vai te ensinar muita coisa.

Possuir um projeto em que você e seus amigos ou familiares estão utilizando que você fez desde o hello world até o deploy na AWS, Vercel(ou sei la qual tecnologia tu escolher para dar deploy) é muito mais valioso para conseguir a primeira vaga do que vários projetos soltos, além de te ensinar bastante coisa.

Foi assim que eu consegui a minha primeira vaga e espero que você consiga a sua também, aqui ficam meus 2 centavos de contrubuição.

1

Estou nesse mesmo barco kkk
Comecei a trabalhar na area a 4 anos atrás, e uma coisa eu falo Estudem e faça uma faculadde. Eu faço varios projetos pessoais mas nunca concluo eles, sempre paro de fazer e vou fazer outras coisas, não sei se e imperatividade, ansiedade ou TDAH.
Estou largando meu emprego atual para buscar crescimento na area, pois eu não me vejo crescendo na mesma até então o pq: Trabalhar com ferramentas low-code e não ser poo não tem como eu sair daquilo para o mercado tão facil!

1

Sim é bem isso agora que vou entrar na faculdade estou fazendo um projeto bem maior e mais completo, meu foco vai ficar somente nele e em passar nas matérias. Vlw pela contribuição!

3

Meus 2 cents:

Ate recentemente, faculdade geralmente presencial e razoavelmente caro: escolher curso, arranjar tempo e grana, ter de se deslocar (onibus, metro, van), aguentar prof chato se achando a ultima bolacha do pacote e fazendo questao de passar a lista de presenca no ultimo tempo da ultima aula em plena sexta-feira - e voce cansado de ter camelado o dia inteiro. Com chuva. Num dia de greve. Com alagamento. Com transito todo parado. Com sua mochila encharcada e a alca arrebentando no meio do caminho. Com o que sobrou da marmita vazando e dando aquele toque especial de aroma de feijao em voce. Com teu tenis descolando e agua emporcalhando a meia, cada passo fazendo 'plosh, plosh'. Pois eh, faculdade presencial as vezes eh um c.cete.

Sinceramente ? Saudade zero deste tempo. Tinha duas vantagens reais: poder tirar duvida com o prof na hora (o que hoje chamam de "mentoria") e fazer um networking razoavel - afinal eram de 4 a 5 anos convivendo com aquele pessoal direto.

Quem pode se dar ao luxo deste modelo (o presencial) - aproveite !

Para o resto que precisa ajustar o diploma ao um estilo de vida de adulto f.dido (boletos, esposa, filhos, familia, responsabilidades, trabalho) - nao vejo razao alguma para deixar de fazer faculdade: da para fazer EAD, seja tecnologo (2 anos) ou bacharelado (4-5 anos), no teu horario, em casa, de boa, eh barato e da para emendar uma pos lato em 4 a 10 meses.

DICA SECRETA / IDDQD: Se voce fizer tecnologo - o diploma vale a mesma coisa que bacharelado (ta, nao eh a mesma coisa, mas enfim serve pro objetivo), ai voce ja emenda uma pos rapida e tem melhor chance de contratacao. Depois da pos, se voce quiser, volta na mesma faculdade EAD e emenda uma graduacao de bacharelado, ai voce usa as materias da graduacao de tecnologo e corta o tempo pela metade (e ja ta formado de qualquer forma).

Fazer faculdade vai te ensinar tudo e preparar para o mercado de trabalho ? Nao mesmo, mas vai te ensinar a se organizar e voce vai ter acesso ao um porrada de conhecimentos diversos que de outra forma voce nao ia se interessar em aprender.

O que vejo de ruim em EAD eh a falta de contato com o prof/tutor (isso pesa as vezes) e a questao do networking. Mas networking voce acaba tendo outras formas de desenvolver (estude ingles e caia nos forums e discords da vida).

Nas plataformas de selecao dos RHs, ter diploma (mesmo tecnologo) E pos-graduacao (mesmo lato-sensu) vai fazer uma p.ta diferenca.

Ai sim, com um diploma na mao, voce pode se divertir em fazer bootcamp, cursos, o diabo a quatro e pegar experiencia real.

2

Salve ForseeR, beleza?
Muito legal essa ideia que você trouxe de se desenvolver como programador aqui no TabNews!

Eu concordo 100%, fazer parte da comunidade, trocar conhecimento, falar sobre problemas e soluções faz toda diferença

E é aí que eu vejo que muitas pessoas da área confundem essa questão da faculdade: ela não foi feita pra te ensinar programação

Você aprende muito mais sobre uma linguagem de programação específica em curso da Udemy do que na faculdade. Mas o curso do ensino superior tem uma grade e uma metodologia que vai trazer ao aluno conhecimentos teóricos e práticos sobre como um computador funciona e, o mais importante, como um projeto funciona

Veja: no mercado de trabalho, programadores são contratados porque existe orçamento dentro de um projeto, dentro de uma empresa, que necessita daquele conjunto de habilidades específico

Toda faculdade tenta simular um problema que deve ser resolvido em grupo - e é aí que a "experiência TabNews" acontece na vida real, porque você vai levantar dados, discutir ideias, criar hipóteses, pensar em soluções, levantar requisitos, para só no final chegar em um produto de software.
E só quando você resolve vários problemas você finalmente se sente pronto para viver a programação/desenvolvimento de softwares (e talvez, nem assim - e por isso tantos devs buscam o curso.dev)

Programadores que não fizeram faculdade aprenderam tudo na raça, na vida real, apanhando e levantando conforme as demandas vinham e tá tudo bem!

O que importa é saber programar e entender como um projeto funciona para trabalhar na área

Depois, aprofundar e entender como a economia funciona
Depois, aprofundar e entender como um computador funciona
Depois, aprofundar e entender como redes funcionam
E assim por diante pra cada tópico importante que você quiser aprender...

São décadas de estudo e dedicação para ser um profissional realmente fora da curva - mas nessa jornada não estamos sozinhos e podemos sempre contar uns com os outros