Executando verificação de segurança...
1

A motivação para estudar programação estando em uma carreira de outra área que paga bem

Fala pessoal, beleza?

Resolvi fazer esse post para entender se o que eu passo é normal e se mais pessoas se identificam.
Hoje, trabalho na área de TI, mas meu dia-a-dia é cuidar de uma ferramenta e de vez em quando preciso construir snippets em Java, pedaços pequenos de código para fazer uma coisa específica. Bom, ganho um salário muito bom, mas sinto que não é isso que quero fazer pro resto da vida. Cuidar de uma ferramenta, seja ela qual for, te prende em vários quesitos fazendo com que você fique refém da fabricante. Estou há 8 anos migrando entre ferramentas, dependendo da empresa em que trabalho e tenho certeza que não é isso que quero pra mim.
Desses 8 anos, 7 eu venho tentando aprender a programar e finalmente me tornar um desenvolvedor, onde não fico escravo de um fabricante e sempre existem novidades no mercado.

Porém, sempre começo algo, passo de 2 semanas a 1 mês estudando diariamente e com o maior gás, mas como num passe de mágica, toda aquela motivação some e eu me deixo levar pelo stress do trabalho.

Resumindo, alguém já passou por isso e conseguiu vencer? Porque eu sei que meu salário diminuiria no mínimo 4 vezes caso eu entrasse como Dev Junior em alguma empresa e isso pesa muito pra mim.

Espero que esse post possa ajudar pessoas com situações parecidas 😁

Carregando publicação patrocinada...
2

Se vc depender de motivação pra fazer as coisas, esse ciclo vai se repetir sempre.

O tempo que alguém ta motivado é justamente temporario, se vc tiver sempre motivado é só o seu estado normal, e nao da motivação.

Até mesmo quando vc virar dev, vc acha que vc vai ter motivação de fazer o vigésimo CRUD, ou ficar 4 horas tentando resolver um bug que parece magia negra, ou ser obrigado a adicionar uma feature que você acha entediante num produto que você acha entediante.

A vida adulta é assim, vc tem que fazer as coisas pq elas vão te dar um benefício a longo prazo, não pq vc ta motivado ou não.

1
1

Vou compartilhar um pouco da minha trajetória de mais de 20 anos nessa área web.

Eu sempre fui um curioso nato, e aprendi as coisas de um jeito um pouco diferente. Hoje é quase que natural quando as pessoas querem aprender alguma coisa, elas compram um curso. Porém essa metodologia pra mim nunca funcionou, ela não é nenhum pouco motivacional. O que me motivava e até hoje é assim, é querer fazer um projeto a qualquer custo. Em vez de pegar um curso, eu começo metendo a mão na massa, mesmo sem saber nada. Por exemplo, no início de tudo, quando comecei a aprender de fato, nos anos 1998-1999, eu coloquei na minha cabeça que queria fazer uma página na internet. Pronto, era essa a meta. Eu varava a noite pesquisando, copiando e colando código pra ver o que aparecia na tela, ia mudando aqui e ali até chegar onde eu queria. Era tudo tentativa e erro, até acertar.

Pode parecer irracional, mas essa forma de aprender força muito mais o meu raciocínio do que ficar assistindo aulas. Eu considero aulas muito intediantes e de fato, após algumas horas eu perco interesse, assim como está acontecendo com você.

Minha dica para você é talvez mudar o seu foco, partir direto para construção de algo que você gostaria de construir. Nossa área é mágica por isso, se você errar um código, você não vai perder um dedo. Você vai aprender muito mais no processo, na necessidade. Sua motivação será mantida enquanto você ainda quiser concluir o projeto.