Update do Windows Defender soluciona problema que identificava Chromium e Electron como malware
A Microsoft parece ter corrigido um problema que fez seu programa de antivírus identificar aplicativos baseados no mecanismo do navegador Chromium e/ou na estrutura Electron JavaScript como malware e sugerir que os usuários os removessem.
No fim de semana, usuários relataram em redes sociais e fóruns que o sistema operacional produzia um aviso de “Behavior:Win32/Hive.ZY” ao tentar executar aplicativos do cotidiano - como o navegador Google Chrome e o streamer de música Spotify.
O Hive é uma ferramenta de ransomware-as-a-service e, por isso, é realmente importante que o Windows Defender possa detectar sua presença, mas é evidente que esse não era o caso.
No domingo (4 de setembro), o changelog da Microsoft para produtos antimalware registrou uma enxurrada de oito atualizações para o Windows Defender, sugerindo uma ação conjunta para resolver o problema.
A versão 1.373.1537.0 parece ter alcançado tal feito, já que comentários em fóruns da Microsoft relatam que sua aplicação faz com que os avisos desapareçam.