Startup está vendendo textos para a geração de imagens específicas no DALL-E
A startup PromptBase surgiu com uma proposta que já provocou muitas intrigas e críticas: oferecer uma plataforma onde pessoas podem vender textos que podem ser usados para gerar imagens específicas em programas como DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion.
Esses profissionais, chamados de prompt engineers, conseguem criar comandos (ou prompts) capazes de produzir, de maneira confiável, um determinado estilo de arte, tema e composição.
Um trabalho que é mais complexo do que parece: os textos incluem palavras-chave que descrevem a estética pretendida, os elementos importantes para uma cena e colchetes onde os compradores podem adicionar suas próprias variáveis para personalizar o resultado final.
O design de uma nail art, por exemplo, pode incluir as posições das mãos, o ângulo da pseudo-fotografia e instruções que poderiam ser usadas para ajustar o prompt e produzir diferentes estilos e temas de manicure.
O valor de cada parágrafo de texto varia entre US 2 e US 5. A PromptBase recebe uma comissão de 20%, enquanto os escritores mantêm a propriedade de seu trabalho.
Em uma entrevista para o The Verge, o designer Justin Reckling revelou que, normalmente, vende entre três e cinco textos por dia, sendo que cada texto tem entre duas e três vendas dentro de um mês ou dois.
Reckling explicou que, como parte de suas pesquisas, ele faz perguntas relacionadas ao assunto ao GPT-3. “Por exemplo, se estou criando um prompt sobre alguém fazendo manicure, posso perguntar: alguém está fazendo a manicure; explique o que você está vendo”, esclareceu.
O designer também revelou ter treinado um modelo de IA (disponível em: typestitch.com) que consegue gerar automaticamente esses prompts.
Segundo ele, o modelo foi treinado com um grande número de dados de prompts reais e é capaz de pegar uma palavra-chave ou duas para entregar prompts de amostra.