Serviço de internet via satélite Starlink chega à Antártida
O serviço de internet via satélite Starlink, da SpaceX, finalmente chegou à Estação McMurdo, na costa da Antártida, o que significa que ele agora está disponível – pelo menos potencialmente – em todos os sete continentes.
Como McMurdo é um importante centro de ciência climática e geologia, o local já contava com um uplink de satélite que funcionava por meio de um provedor tradicional. Porém, com a largura de banda disponível limitada, a concorrência pela conexão era grande. Assim, a adição de um terminal Starlink deve aliviar pelo menos parcialmente esses problemas.
Por se tratar de um local bastante remoto, o recurso está sendo ativado pela rede de lasers espaciais da Starlink - que permitem conexões de alta velocidade entre satélites distantes.
A SpaceX vem testando essa tecnologia a uma capacidade limitada, com o objetivo final de permitir que seus satélites formem uma espécie de rede de malha que pode conectar até mesmo locais distantes como a Antártida e o meio do oceano à internet.
As conexões a laser serão aumentadas em futuras versões dos satélites Starlink, o que deverá ajudar a rede em geral a ser mais rápida e resiliente.