Pequenas pausas no trabalho podem ajudar a prevenir burnout
Cientistas da West University of Timişoara (WUT), na Romênia, examinaram dados de 22 estudos feitos nos últimos 30 anos para descobrir se pequenas pausas podem ajudar no bem-estar no local de trabalho e se o tipo de atividade que uma pessoa se envolve nesse intervalo pode afetar o humor de forma geral.
As tarefas variavam entre os experimentos apresentados e incluíam simulações de trabalho, atividades reais relacionadas ao trabalho e testes cognitivos. Após as tarefas, os participantes fizeram uma micropausa de 10 minutos, onde puderam desfrutar de atividades como alongamento, caminhada, assistir a vídeos ou simplesmente relaxar.
Em determinadas situações, a micropausa também envolvia atividades como ajudar um colega ou executar alguma outra tarefa relacionada ao trabalho.
Os pesquisadores descobriram que a atividade realizada durante o intervalo era, sim, um fator importante. Também que pausas que envolviam atividades físicas foram melhor associadas ao aumento de emoções positivas e diminuição da fadiga.
Porém, se a atividade da micropausa envolvesse algo relacionado ao trabalho, isso levava a emoções negativas, diminuição do bem-estar e pior qualidade do sono.