Executando verificação de segurança...
3

Obras de arte geradas por IA estão sendo vendidas em sites de fotografia

Em uma tentativa de monetizar esse trabalho, alguns artistas estão começando a enviar suas peças geradas por IA para sites de fotografia como o Shutterstock.

Pesquisas por termos como "AI generated" ou "Midjourney" já estão produzindo milhares de resultados. E não é incomum encontrar trabalhos que não são rotulados dessa forma, mas que claramente parecem combinar com o estilo de arte produzido pelo Midjourney - que parece ser o sistema de IA mais popular no site atualmente.

Até o momento, os termos de uso da Shutterstock não proíbem o envio de obras desse tipo. E, por padrão, os artistas recebem uma porcentagem da taxa de licenciamento, que varia de 15 a 40% do que a Shutterstock ganha com o conteúdo.

Recentemente, uma fotógrafa canadense publicou um tutorial em vídeo mostrando seu processo para tentar descobrir quais sites de fotografia permitem artes geradas pelo Midjourney.

No mesmo vídeo, ela também descreve a necessidade de aprimorar o trabalho artístico gerado por IA antes do envio, já que a maioria dos resultados obtidos não têm resolução alta o suficiente para atender aos padrões da Shutterstock.

Esse fenômeno ocorre em meio a um debate acirrado sobre a ética da arte assistida por IA. Algumas comunidades artísticas estão tomando medidas contra esse tipo de arte em uma tentativa de evitar que esses envios inundem seus sites - algo que acontece justamente devido à facilidade de se gerar imagens em uma quantidade quase ilimitada.

Carregando publicação patrocinada...