Meta desenvolve primeira IA capaz de negociar, convencer e cooperar com humanos
O CICERO é o primeiro agente artificial a alcançar um desempenho de nível humano no jogo de estratégia Diplomacy, atingindo mais que o dobro da pontuação média de jogadores reais e se classificando entre os 10% melhores.
Para conquistar essa habilidade, os cientistas utilizaram novas técnicas que combinam duas áreas completamente diferentes de pesquisa em IA: raciocínio estratégico, usado em sistemas como AlphaGo e Pluribus, e processamento de linguagem natural, usado em modelos como GPT-3, BlenderBot 3, LaMDA e OPT-175B.
Em cada ponto do jogo, o CICERO olha para o tabuleiro e seu histórico de conversas e faz uma previsão de como os outros jogadores poderão agir. Ele então usa essa informação para gerar um diálogo de forma livre e informar os demais participantes sobre seus planos, propondo ações razoáveis.
O diálogo controlável foi construído com base em um modelo de linguagem semelhante ao BART, com 2,7 bilhões de parâmetros, pré-treinado em conteúdos da internet e ajustado em mais de 40 mil jogos feitos por humanos na versão web do Diplomacy.
Por meio de vários mecanismos de filtragem, foi possível melhorar ainda mais o diálogo, tornando-o sensato, estrategicamente sólido e consistente com o estado atual do jogo e mensagens anteriores. A eficácia do CICERO em usar linguagem natural para negociações é tão grande que, muitas vezes, as pessoas preferem trabalhar com ele em vez de jogadores reais.
Por permitir suavizar barreiras de comunicação entre humanos e IAs, a tecnologia se torna relevante para muitas aplicações do mundo real. A equipe responsável abriu o código do sistema e espera que outros pesquisadores possam continuar a desenvolver o trabalho de maneira responsável.