Executando verificação de segurança...
5

Menos de 40% dos sites brasileiros migraram para o IPv6, diz especialista

Em sua apresentação no IX Fórum, Eduardo Barasal Morales, coordenador da área de formação de sistemas autônomos do CEPTRO.br/NIC.br, ainda disse que levaria uns dois anos para chegarmos ao patamar dos 50%.

Ele chamou a comunidade para unir esforços no avanço da adoção da versão mais atual do Protocolo de Internet no Brasil, argumentando que o tempo médio espera na fila do IPv4, no LACNIC, é de 661 dias e quem entrar hoje na fila de espera vai ter que aguardar, pelo menos, cinco anos para conseguir o bloco IPv4.

Mundialmente, a adoção de IPv6 está crescendo de modo devagar, mas linear. Dentro dos 500 sites mais acessados no mundo, a implantação está perto dos 40%, porém, quando aumentamos o escopo para mil sites, esse número cai para 27%.

Morales também apontou para o fato de que grandes operadoras estão com altas taxas de implantação, ao contrário das menores.

Outra preocupação é a adoção de IPv6 nos dispositivos de internet das coisas, sobre a qual ele ressaltou que novas máquinas estão entrando no mercado sem o novo protocolo – o que tem levado a novas técnicas de transição, como NAT46 com DNS46.

Carregando publicação patrocinada...