LIFT Challenge dá início à execução de projetos relacionados ao Real Digital
A edição especial do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas), que tem como objetivo avaliar casos de uso de uma moeda digital emitida pelo Banco Central, deu início, na segunda-feira passada (5), à execução dos projetos selecionados.
Das 43 propostas apresentadas - que incluíram não apenas o Brasil, mas também de sete outros países (Alemanha, Estados Unidos, Israel, México, Portugal, Reino Unido e Suécia) - nove foram escolhidas para acompanhamento.
O LIFT Challenge - Real Digital é um ambiente colaborativo realizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central. A iniciativa visa identificar as características fundamentais de uma infraestrutura para o Real Digital - que poderá dar suporte aos casos de usos apresentados que estejam maduros e que tragam valor para a sociedade brasileira.
Os projetos selecionados foram os mais variados, com aplicações de entrega contra pagamento (DvP), pagamento contra pagamento (PvP), internet das coisas (IoT), finanças descentralizadas (DeFi) e soluções de pagamentos quando tanto o pagador quanto o recebedor se encontram sem acesso à internet (dual offline).